Mensagem

Ordens de Deus

MSG 325 = 2/1/2013

    “… sobe a este monte Abarim, e vê a terra que dei aos filhos de Israel. Tendo-a visto, serás também recolhido ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão; ” (Nu. 27: 12-13).

       O detalhe mais importante em nosso relacionamento com Deus está em cumprir com rigor as ordens recebidas. Espelhando em acontecimentos ocorridos no passado, podemos formar uma ideia clara da seriedade com que devemos cumprir uma ordem do Senhor, e ver como é diferente de nosso relacionamento com os homens. Sem conhecer o perfil de nosso espírito, nossos semelhantes julgam pela aparência exterior, e por isso podemos enganá-los dizendo ou fazendo muitas coisas contrárias ao desejo de nosso  coração. Mas quando se trata com Deus as coisas são diferentes. Ele sabe de tudo o que está em nossos sentimentos, e não é possível enganá-Lo.   Essa é uma das razões pelas quais somos surpreendidos com a queda espiritual de pessoas, aparentemente fiéis, que tentam guardar segredos de práticas contrárias à justiça divina. Elas esquecem que Deus é cheio de misericórdias, mas também é justo, e diante Dele nada passa despercebido. O que aconteceu com Moisés no episódio das águas de Meribá foi algo semelhante a isso. Muito nervoso com as pressões do povo, Moisés acabou executando com falhas a ordem de Deus, ferindo a rocha, ao invés de apenas ordenar com palavras para que ela vertesse água (Nu. 20: 8 e 11). Aos olhos humanos tudo saiu aparentemente certo. A rocha verteu água, todos beberam inclusive os animais. Mas perante o Senhor houve erro, e esse  ficou gravado para ser cobrado na hora certa.  O tempo de vida de Moisés venceu, e Deus não prolongou seus dias.

        Os versículos acima reproduzidos relatam a ordem de Deus para Moisés, já no final de seus dias. O Senhor o manda subir ao monte e contemplar a terra da promessa, já que ele iria morrer antes de introduzir nela o povo que havia conduzido. É de se imaginar a tristeza de Moisés, por não ter o prazer de entrar naquela terra prometida depois de conduzir o povo por tantos anos no deserto. Entretanto, seu o comportamento diante dessa ordem foi impressionante. Ele aceitou sem contestar ou justificar qualquer coisa, demonstrando  apenas  preocupação com a continuidade do plano de Deus em levar o povo a alcançar a terra. Veja o texto:

      O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor.” (Nu. 27: 16-17).

    É de se observar que apesar de ter falhado, Moisés era extremamente obediente e não teve a menor preocupação com sua sorte. Ele apenas se preocupou com a condução do rebanho do Senhor. Com toda a certeza Moisés foi honrado por sua fidelidade anos a fio na presença de Deus, pois passados cerca de aproximadamente 1.450 anos, ele foi visto em vida espiritual conversando com Jesus, a respeito da crucificação do Senhor na terra. Veja a descrição da visão quando Jesus se transfigurou no monte. Eis o texto:

      Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.” (Lc. 9: 30-31).

       Amigos, quando falamos sobre ordens de Deus referimos diretamente ao  relacionamento com Ele através do que diz as Escrituras. Precisamos ter coragem para cumprir com fidelidade aquilo que o Espírito Santo revela ao nosso coração. Em nossos dias ele é o Espírito que Deus mandado à terra para nos guiar em toda a verdade (Jo. 16: 13). Por isso, devemos dar prioridade em obedecê-Lo, sabendo que nossas falhas e fraquezas ficam na memória de Deus, e nenhuma delas deixarão de ser cobradas no tempo determinado (Ml. 3: 16).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.