Mensagem

A Ordem de Deus

MSG 046 = 14/11/2007

Disse o SENHOR a Moisés: Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.” (Nu. 20:7-8).

       Esse texto, relatando o que ocorreu com Moisés no lugar a que se denominou de Águas de Meribá, dá uma idéia clara de como devemos estar atentos à Palavra de Deus para que venhamos fazer com perfeição o que Ele determina.

       Caminhando para a terra prometida, Moisés ordenou ao povo que acampasse no deserto de Zim, numa região onde não tinha água. Aos olhos daquele povo incrédulo, o líder havia cometido grande erro, ordenando o acampamento naquele lugar sem meio essencial de sobrevivência, já que o comboio era constituído de um povo numeroso. Por esse motivo, aparentemente lógico, o povo se rebelou contra Moisés.

       Ao levar o problema a Deus, Moisés teve a resposta que transcrevemos nos versículos acima, mediante a qual bastava que ele executasse o que foi determinado, e tudo estaria resolvido. Mas as Escrituras nos ensinam (hoje) que a ira do homem não produz a justiça de Deus (Veja Tg. 1: 19-20). Cansado de tanta rebeldia, Moisés irou-se com aquele povo, mesmo sabendo que Deus havia prometido a resolução do problema através de um milagre, em que faria a água brotar da rocha (Veja Nu. 20: 10).

       Essa ira causou um dano irreparável à vida de Moisés. Ele executou a ordem de Deus com um pequeno desvio. Ao invés de falar à rocha para que dela nascesse água, ele a feriu com o bordão. Veja no texto abaixo:

       Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.” (Nu. 20: 11).

       O resultado desse deslize foi altamente prejudicial para a sua vida. Deus estava sobre a rocha para operar o milagre (Veja Ex. 17: 6), e puniu Moisés pela falha, que, aos nossos olhos parece pequena, mas aos olhos de Deus não foi tolerada. Veja o texto:

       “Mas o SENHOR disse a Moisés ...: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. ” (Nu. 20: 12).

       Mais tarde Moisés morreu, vendo apenas de longe a terra para a qual deveria conduzir o povo de Israel (Veja Dt. 34: 1 a 5).

       Nosso objetivo é lembrar que quando tomamos conhecimento da vontade de Deus, ficamos comprometidos em obedecê-Lo, tendo o cuidado de cumprir Sua vontade com exatidão, em tudo aquilo que Ele fez chegar ao nosso entendimento. Em nossos dias, caminhamos para a salvação, e se assim não fizermos, corremos risco semelhante ao de Moisés: ver de longe a glória de Deus e não poder entrar nela, como Moisés não entrou na terra da promessa. O Senhor Jesus confirmou essa verdade na parábola que fala da morte do rico e do mendigo. (Veja Lc. 16: 22-23).


                     Que o Senhor te abençoe em todas as áreas de sua vida