Mensagem

OFERTA AGRADÁVEL

MSG 520 = 07/12/2016

      “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. ”  (Mt. 5: 23-24).  
   
       Existe uma grande diferença entre agradar a Deus e agradar ao homem. O homem julga pelo que vê em nosso exterior; mas Deus nos avalia pelo perfil de nossos pensamentos, pois ele tem consciência de tudo o que pensamos (I Sm. 16: 7). Portanto, ao Senhor ninguém engana. Certamente pelo fato de defrontar com muita hipocrisia religiosa, Jesus definiu com clareza o tipo de relacionamento que devemos ter com os irmãos (Mt. 5: 20-21-22).  Trazendo para os nossos dias, eles representam todos aqueles que assumiram um compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus, para viver pela fé cristã (Hb. 10: 38).  

       Nos versículos acima Jesus mostra a maneira pela qual devemos proceder para que nossa oferta seja agradável a Deus, levando-nos perceber a diferença que existe entre agradar ao homem e agradar ao Senhor. A maneira pela qual ele nos ensinou, mostra que enquanto o homem qualifica nossa oferta pela quantidade e qualidade, Deus a considera pelo sentimento que vê no coração do ofertante. Por isso, Jesus manda que limpemos o coração, quando nosso propósito for o de ofertar ao Todo-poderoso.

       Importa observar que Jesus aqui se refere a relacionamento entre irmãos, e não entre cristãos e um gentios. Portanto, aqueles que se dizem cristãos mas rejeitam a consideração de irmãos, certamente não estão incluídos nesse versículo bíblico. Por isso, cremos que os cristãos participantes de campanhas de sacrifício, devem levar em conta esse ensino do Senhor, e limpar o coração antes de ofertar, buscando cumprir o que Jesus mandou, para que sua oferta seja agradável a Deus. Se todos fossem orientados a fazer isso, certamente haveria muito mais pessoas abençoadas. Entretanto, não nos compete julgar o motivo pelos quais suas lideranças não os esclarecem do importante detalhe que contém esse texto bíblico (Mt. 5: 24).

       Para ter melhor consciência de como agradar a Deus com nossas ofertas, fazemos aqui algumas considerações sobre o texto que relata sobre as ofertas de Abel e de Caim: Eis a parte principal do texto:

      “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.... “ (Gn. 4: 3-4-5).

       A sequência dos textos que relatam sobre a atitude do Senhor com os dois filhos de Adão, revela que Caim tinha um coração cheio de inveja e de ciúmes (Gn. 4: 6-7). Portanto, o motivo de Deus haver desagradado da oferta de Caim não estava na qualidade dessa, mas sobretudo em seu coração, que, por estar espiritualmente sujo, o levou a ofertar inadequadamente. Isso levou Jesus a nos advertir, ensinando que primeiro devemos limpar o coração para depois ofertarmos. Ele sabia que a oferta com um coração contaminado pode até agradar nossos líderes que nos vê pelo exterior, mas não agrada a Deus que conhece o íntimo de nossos sentimentos. Essa, com certeza, é uma das razões pelas quais muitos fazem ofertas e não recebem respostas de Deus.

       As Escrituras indicam que a oferta é um dos caminhos que podem levar Deus a conceder o desejo de nosso coração (Sl. 37: 4). Por isso ela não deve ser realizada em cima de um coração cheio de impurezas. Assim, se por obediência à santa Palavra, consideramos o outro como irmão, aos olhos de Deus estamos na obrigação  de dar a ele um tratamento diferenciado daqueles que não professam a mesma fé. Por isso, pecamos ao desagradá-lo, e se não corrigirmos isso, nosso sacrifício de oferta perde o valor diante do Todo-poderoso. Veja o remédio que Jesus nos aponta. Eis o texto:

      “Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. ” (Mt. 5: 25-26).

       Observe um detalhe: Enquanto estivermos a caminho. Isso quer dizer que enquanto estivermos vivendo, temos a chance de nos corrigir. Mas se um de nós  morrer, não há mais jeito. Vamos para o juízo de Deus (Mt. 5: 22).

      A falta de observação e prática desses princípios tem frustrado muita gente, como também tem causado conflitos. Geralmente vemos o testemunho de alguém que se sacrificou e Deus atendeu. Podemos ter certeza de que no momento da oferta essa pessoa estava de coração limpo. Portanto, não devemos ter a esperança de que o mesmo vai acontecer com nós, se não limparmos também nosso coração antes de chegar ao altar. Está escrito que Deus compensa a cada um segundo o pensamento de seu coração (Jr. 17: 10).

       Amigo, se você quer agradar a Deus através de sua oferta, não se iluda. Faça em obediência ao que Jesus mandou. Não a entregue no altar sem antes fazer um concerto com seu irmão em cristo. Lembra que o orgulho é uma arma de satanás coloca para nos privar das bênçãos de Deus (Tg. 4: 7-8). Dê um tapa na cara do diabo, pedindo perdão, ou perdoando; em fim acertando para que - de alguma forma - o ressentimento perca o efeito. Se fizer como Jesus mandou, com certeza você vai ver a resposta de Deus.
 
       Que o Senhor a quem eu sirvo possa falar melhor ao seu coração.