Mensagem

Obediência & sacrifício

MSG 524 = 04/01/2017

       Andar nos retos caminhos do Senhor exige uma vigilância contínua daquilo que vem aos nossos pensamentos (Mt. 26: 41). Isso se faz necessário devido as potestades satânicas que andam ao redor buscando oportunidade para enganar aqueles que se propuseram ser fiéis à vontade de Deus.  Dependendo da influência que a pessoa exerce sobre as outras, o dano produzido pode atingir proporções imensuráveis. Portanto, a obediência correta à Palavra do Senhor deve ser vista como a atitude mais valorizada por aqueles que buscam comunhão com Deus. Ao longo dos tempos a imprudência nesse sentido tem levado milhares de pessoas a se desviarem da verdade e continuar agindo como se tudo tivesse certo. Um exemplo disso aconteceu com o povo de Judá no tempo do profeta Jeremias. Eles desviaram dos mandamentos do Senhor, e continuaram na religiosidade praticando holocaustos como mandava a Lei de Moisés. Passaram a crer que as ofertas de holocaustos poderiam compensar suas desobediências perante Deus (V. Jr. 7: 2-3-4). Por estar firme com Deus, Jeremias não teve o coração corrompido, e Deus mandou que ele se colocasse na porta do templo e apregoasse a verdade. O texto que abaixo reproduzimos é uma parte das advertências que o Senhor mandou o profeta anunciar. Eis a transcrição:  

      “Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.  Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. ” (Jr. 7: 22-23)   

       Esses versículos deixam claro que o sacrifício mais importante, ou seja, que deve ser feito em primeiro lugar, é a obediência à Palavra do Senhor (1 Sm. 15: 22). Trazido para a situação dos dias atuais, isso quer dizer que qualquer tipo de sacrifício só é verdadeiramente agradável a Deus se estivermos cumprindo o evangelho de Jesus. Portanto, um voto de sacrifício hoje sem primeiro obedecer ao que Jesus nos ensinou, certamente será visto por Deus como a oferta de Caim (Gn. 4: 5).  

       Muitas pessoas ficam tristes porque apostaram tudo num voto de sacrifício e não tiveram respostas. Queremos lembrar a essas pessoas que Deus é perfeito em todas as suas obras, e se nossa expectativa não foi correspondida é porque erramos de alguma forma, e normalmente, no caso aqui abordado, a falha está em não termos sido ensinados a cumprir em primeiro lugar os mandamentos de Jesus. Veja o que ele nos ensina. Eis o texto:

      “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. “ (Mt. 5: 23-24).   

       Podemos então concluir que, se o ofertante não tiver vivendo um relacionamento dentro dos princípios cristãos, com seus irmãos, certamente ele não vai ser respondido ainda que deixe milhões no altar. A ignorância desse detalhe tem frustrado muita gente, pois a maioria das pessoas pensam que Deus vai levar em conta a falta que elas vão sofrer dos bens que desprenderam. Mas não é bem assim. O Senhor considera o coração do ofertante. Veja a declaração de Deus para o profeta Samuel. Eis o texto:

     “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, ... porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. “ (I Sm. 16: 7).    

       Voltando ao princípio da criação, podemos então compreender que o desagrado de Deus pela oferta de Caim, não foi pelo tipo da oferta ou pela qualidade da mesma; mas pelo mal que Deus viu no coração dele. Isso ficou demonstrado logo depois quando Caim matou Abel simplesmente por inveja (Gn. 4: 8).

       Amigo, fazer um voto de sacrifício antigamente era mais fácil, porque Deus não exigia muito de nosso relacionamento com nossos irmãos. O princípio básico era “olho por olho e dente por dente”. Mas esse tempo já se foi. Hoje o que rege diante do Senhor são princípios dados por Jesus, que consistem basicamente em perdoar aos que nos ofendem, orar pelos que nos perseguem e bem dizer aos que nos maldizem (Mt. 5: 44). Portanto, não se iluda. Se você ainda não vive esses princípios, fica difícil receber resposta de Deus (Veja em I Co. 13: 2-4).

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.