Mensagem

Obediência (3)

MSG 505 de 18/08/2016

      “ ... andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. ” (Jr. 7: 23).

       A tendência de relaxar no cumprimento de normas, com o decorrer do tempo, é uma imperfeição que trazemos como seres humanos, muitas vezes alterando completamente o alvo que precisamos alcançar. Normalmente, essa nossa imperfeição acaba gerando brecha para o inimigo de nossas almas nos fazer desviar dos caminhos do Senhor, já que constantemente ele busca oportunidade contra nós (Jó 1: 7 e I Pe. 5: 8). Isso aconteceu no passado com o povo de Israel, e continua acontecendo hoje com aqueles que foram chamados para seguir os passos de Jesus Cristo (Jo. 6: 44).

       O versículo acima transcrito é uma advertência de Deus ao povo de Judá, por volta do ano 627 a.C.  Naquele tempo o povo estava vivendo numa faze em que conservavam a religiosidade, mas relaxavam no cumprimento de importantes detalhes daquilo que o Senhor os havia recomendado.  

       As Escrituras mostram que as pessoas frequentavam o templo, traziam holocaustos e faziam sacrifícios; mas quando se tratava do relacionamento com seus semelhantes, sua conduta desviava completamente dos mandamentos de Deus (Jr. 7: 9). Entretanto, elas se consideravam salvas, numa autêntica demonstração de estarem acreditando que o Senhor os salvaria simplesmente pelas ofertas e sacrifícios (Jr. 7: 10). Por essa razão, Deus ordenou ao profeta Jeremias que ficasse na porta da Casa do Senhor, proclamando a necessidade daquelas pessoas se corrigirem em seus caminhos, para que o templo não fosse destruído, como já havia acontecido em outra época em Siló (Jr. 7: 14). Mas entre as sérias advertências que o profeta deveria fazer uma era de extrema importância, cujo texto reproduzimos abaixo:

       “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; ...” (Jr. 7: 21-22-23).   

       Nesse texto ficou claro que a primeira atitude que Deus requer de nós é a obediência, sendo o sacrifício uma consequência de nossa fidelidade. Com toda certeza, foi por isso que ao advertir o rei Saul, Samuel declarou que é melhor obedecer que sacrificar (I Sm. 15: 22).

       Nos dias atuais vivemos uma nova aliança firmada no maior sacrifício que a humanidade já viu (Mt. 26: 27-28). Isto quer dizer que o tipo de sacrifício requerido por Deus foi alterado. Mas a obediência à santa Palavra continua a mesma, já que o Senhor vai pedir contas a todo aquele que não der ouvidos aos ensinos de Jesus (Dt. 18: 18-19). Atentando para esse fato, percebemos que os mandamentos de Jesus são muito mais difíceis de serem cumpridos, porque em nossos dias, o maior e mais perfeito sacrifício é a obediência ao cumprimento do que ele nos mandou (Mt. 5: 21-22). Portanto, precisamos estar atentos para não trocar a obediência pela religiosidade. Isto já aconteceu no passado e Deus condenou. Hoje o sacrifício maior que o cristão deve fazer, é bem mais difícil de que entregar coisas materiais. Veja o que Jesus disse:

      “.... Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. ” (Mc. 8: 34).

       A cruz do cristão está prefigurada em dois mandamentos principais, que consistem em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt. 22: 36 a 40). Portanto, Jesus já levou a cruz dele e nós devemos levar a nossa. Estamos em débito se sacrificamos de forma diferente, negligenciando sua Palavra. Veja o que ele disse:

      “Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. ” (Lc. 12: 19).

       Em outras palavras o Senhor está advertindo de que quem o desobedece, não será recolhido pelos anjos de Deus após a morte, ou seja, não terá salvação (Sl. 34: 7 e Lc. 16: 22).  

       Amigo, se você ainda não consegue perdoar a quem te ofende, orar para os que te perseguem, bem dizer ao que te maldiz, procure se santificar para fazer, pois esses são os sacrifícios prioritários de nosso tempo. Veja o texto:

      “Se estiveres, pois, apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares que teu irmão tem contra ti alguma coisa, deixa ali a tua oferta ... vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. ” (Mt. 5: 23-24).     

       Esse texto coloca a obediência aos mandamentos de Jesus em primeiro lugar. Portanto, não seja como o povo de Judá do tempo de Jeremias. Não engane a você mesmo, pensando que a simples oferta de coisas materiais pode te levar à salvação.
 
       Que o Senhor possa te abençoar mais e mais.