Mensagem

OBEDECER A JESUS

MSG 519 = 30/11/2016

Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mt. 5: 38 a 41).  
    
       Vindos de costumes bárbaros herdados de uma sociedade formada por influências satânicas, quando foram libertos do Egito, o povo de Israel não podia suportar, de uma só vez, o impacto da mudança de comportamento excessivamente brusca.  Por isso, os princípios da justiça divina que eles deveriam adotar, para retornar à comunhão com Deus, teriam de ser revelados aos poucos, e em etapas evolutivas. Tudo indica que essa foi uma das razões pelas quais Deus passou para Moisés alguns mandamentos que nos parecem muito duros, e que mais tarde vieram a ser redimensionados por Jesus.

       Os versículos que reproduzimos acima mostram uma grande divergência entre aquilo que era praticado na época de Moisés, e o que temos de praticar depois de Jesus. O mais interessante é que até hoje a maioria das pessoas ainda não aceitam viver na prática do que Jesus nos mandou fazer, mesmo sabendo que sem essas mudanças não chegaremos a Deus (Hb. 12: 14).

       As pessoas ainda não acreditam que matando um malfeitor, espiritualmente usado por satanás, não vai resolver nada. Isto porque, quando alguém morre sem salvação, seu corpo físico desaparece, mas seu espírito fica escravizado na face da terra, prestando serviços ao diabo.  Portanto, quanto mais se mata, mas aumenta o mal no mundo. Começa por aí a importância do sábio mandamento de Jesus. No momento em que alguém deixa de resistir ao homem mau, esse alguém pode estar poupando sua vida, que é preciosa aos olhos do Criador. Basta imaginarmos quantas pessoas tem morrido por resistir ao um ladrão sem estar preparado para isso. Se formos pensar direitinho, chegaremos à conclusão de que certamente a morte não teria acontecido se a pessoa tivesse agido de acordo com o mandado de Jesus. Nesse caso, ela teria continuado vivendo, poderia ser salva, e, quem sabe, poderia ainda ter tirado muitas outras almas do reino das trevas para o reino de Jesus Cristo.

        Portanto, precisamos entender que esses princípios passados por Jesus nada tem a ver com uma ingenuidade, conforme muitos consideram. Muito pelo contrário, eles nos levam ao caminho da paz e nos aproximam de Deus. Praticando-os, mostramos para o Senhor que estamos negando a nós mesmos para segui-lo.  Negar nossa vontade para seguir a Jesus faz parte da cruz que o cristão tem de levar, e é um princípio fundamental para formar um tesouro nos céus. Veja a expressão de Jesus:

      “E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. ”  (Mc. 8: 34).  

       A cruz que o verdadeiro cristão deve tomar, é representada por uma série de atitudes que necessariamente tem de ser incorporada ao nosso comportamento. São atitudes que exigem grande esforço no sentido de negar nossa vontade e adotar a vontade do Senhor (Mt. 11: 12). É o nosso sacrifício, pois não alcançamos o reino de Deus sem praticar os ensinos de Jesus (Jo. 14: 6). Muitas vezes uma pessoa faz outro tipo de sacrifício e não tem resultado porque ela nunca quis fazer o sacrifício principal, que é obedecer aos mandamentos do Senhor. A cruz que Jesus nos mandou tomar começa pela obediência. As advertências de Deus nesse sentido têm atravessado muitos séculos, e com a vinda de Jesus elas aumentaram e se tornaram ainda mais sérias. Veja o que disse o Senhor:  

      “Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. ” (Mt. 5: 20).  

       O perigo está no fato de muitas pessoas não serem ensinadas corretamente, e por isso pensam que estão cumprindo o evangelho e não estão. Para permanecer na zona do conforto, elas julgam segundo seus padrões e não os padrões determinados por Jesus, deixando de levar em conta que ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6: 24).  

       Amigo, obedecer aos mandamentos de Jesus é o sacrifício principal. Por isso, aos olhos de Deus você não é visto como um fraco quando deixa de resistir ao homem perverso. Nossa resistência é feita espiritualmente e através da oração, usando a Palavra de Deus como espada de combate. Veja o texto:

      “(porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para demolição de fortalezas). ” (2 Co. 10: 4).    
 
     Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.