Mensagem

O Temor do Mal

MSG 013 = 29-3-2007

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías,..., e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.” (Is.38:1-2-3)

          Ezequias realmente havia feito o que era reto aos olhos do Senhor (2 Re. 18:3-4). Ele tomou como exemplo o comportamento de Davi, que havia reinado a trezentos anos atrás. Procurou fazer tudo o que mandava a lei. Mas Deus considerou as diferenças individuais que havia entre um e outro, e suas bênçãos foram diferentes das que foram concedidas a Davi.

          Davi, além de ser temente a Deus, era também homem de caráter valente. Por isso, foi muito mais honrado por Deus. Mas Ezequias, apesar de ser íntegro para com Deus, tinha uma personalidade mais tímida. As pessoas corajosas são bem vistas aos olhos do Altíssimo, por serem possuidoras de alto nível de fé. Davi era assim.

          Os versículos que transcrevemos relatam que Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal, confirmada pelo profeta Isaías, e que sua atitude imediata ao receber a notícia, foi virar para a parede e chorar amargamente. Isso não acontecia com Davi!. Veja o que Davi declarou a Deus:

          “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo;....” (Sl. 23:4).

          A coragem de Davi levava-o a não temer nem mesmo a morte; ao passo que Ezequias mostrou sua fraqueza quando essa o apareceu. Os dois foram abençoados, mas Davi teve muito mais honras da parte de Deus, por não conhecer o medo.

          Fazemos essa comparação para destacar que quando entregamos a vida inteiramente nas mãos de Deus, devemos nos esforçar para não temer o mal. Veja a instrução a seguir:

          “Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.” (Pv. 1:33)
          O temor do mal é uma indicação certa de que não estamos confiando plenamente em Deus. A continuação do texto que fala sobre Ezequias mostra que Deus o abençoou de maneira extraordinária, curando-o e prolongando sua vida por mais quinze anos (Veja Is. 38:4-5). Mas certamente a doença aconteceu para colocar sua fraqueza em evidência.

          Fato semelhante aconteceu com Jó. Ele era íntegro, reto, temente e Deus e desviava do mal. Mas por ter medo de ficar na miséria, esse mal veio a acontecer (Veja Jó 3:25).

Nosso objetivo principal nessa mensagem é mostrar que o medo é uma hábil ferramenta usada pelo diabo para abater os filhos de Deus. Isso ficou demonstrado na passagem que fala de Jesus andando sobre as águas. Caminhando em direção a Jesus, Pedro conseguiu dar alguns passos na superfície das águas. Mas quando ele olhou para a força do vento, teve medo e começou a afundar (Veja Mt. 14:28 a 31).

          Através dessa passagem, Deus nos ensinou que quando agimos com confiança na Palavra do Senhor, vamos caminhando e vencendo. Pode acontecer até o que nos parece impossível. Mas no momento em que desviamos a atenção dela, e olhamos para as forças contrárias ao nosso redor, abrimos a brecha para o inimigo colocar o medo. Aí a benção é abortada.

          Como cristãos conscientes da verdade, temos condições de neutralizar o temor do mal, se tivermos a convicção de que em nós está o Espírito de Cristo (Jo. 14:23), e que Nele podemos todas as coisas (Fp. 4:13).

                    Que a fé em Cristo Jesus possa estar firmada em seu coração.