Mensagem

O sonho de Jacó

MSG 121 = 29/04/2009

       

     E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. ” (Gn. 28: 12).   
  

      Deus usa de várias maneiras para nos fazer entender o plano de retorno que envolve nossa caminhada de volta à Sua presença. Isso visa a impedir que no dia do nosso julgamento alguém possa alegar que não sabia do plano que conduz ao reino da glória. Porém, mesmo diante da grande quantidade de  informações e detalhes sobre a forma pela qual se processa o caminho da salvação, muitas pessoas têm sido privadas da verdade, pela atuação do poder das trevas que opera constantemente tentando bloquear o entendimento daqueles que ouvem a Palavra de Deus (Lc. 8: 12).

     O versículo transcrito relata parte do sonho que Jacó teve, quando viajava de Berseba para Harã,  onde o Senhor confirmou com ele a aliança feita com Abraão e com Isaac, declarando que nele e em sua descendência todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn. 28: 14).  A benção ali prometida foi realmente iniciada pela família de Jacó, a qual deu origem às doze tribos de Israel, consideradas como a estrutura do plano de salvação. Nessa condição, elas irão até o final da caminhada dos escolhidos e fiéis, conforme consta na profecia do Apocalipse (Ver Ap. 21: 12). A visão da escada traz um detalhe de grande importância nesse sonho. Ela é um desenho do modelo de caminho pelo qual, a partir do batismo, os cristãos devem passar, transmitindo a idéia de que nosso espírito necessita evoluir de degrau em degrau para chegar ao alto onde está Deus. Esse nosso modelo de caminhada foi revelado também por João Batista, quando tipificou os batismos que deveriam fundamentar a nova aliança, firmada através do Senhor Jesus. Veja o texto:

     “... Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu,... ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”(Lc. 3: 16)

      Observem que João apresentou três tipos de  batismo, designando o último como “batismo com fogo”. Esse, diz respeito aos desafios que temos de vencer (Ver Mc. 10: 37 a 39). São as adversidades que surgem na vida do cristão, e devem ser superadas pela nossa fé. Elas representam os degraus da escada vista por Jacó, indicando que quem não se santificar, vencendo cada desafio, dificilmente chegará ao Senhor que está no topo da escada. Isso só é possível através do conhecimento das Escrituras e do poder de Deus. É por essa razão que o Senhor Jesus declarou que só conhecendo a verdade podemos ser libertos(Jo. 8: 31-32). Portanto, os anjos que sobem a escada são os cristãos quando estão vencendo as lutas; e os que descem são espíritos ministradores enviados para nos ajudar a vencer na subida dos degraus, quando clamamos a Deus. O texto do salmo que abaixo reproduzimos mostra essa verdade: 

    “Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temoresO anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (Sl. 34: 4 e 7) 

     É bom lembrar que os dias de nossa vida, determinados por Deus(Sl. 139: 16), quase sempre terminam quando ainda estamos no meio da escada. Mas nesse caso somos resgatados pelo sangue de Jesus, se tivermos levado uma vida de cristão fiel, pois ele nos comprou por um alto preço. Veja o texto:

     “... porque foste morto e compraste para Deus com o teu sangue homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação, ” (Ap. 5: 9)

     Portanto amigo, não te esqueças de que para subir da escada que conduz ao reino da glória, é extremamente importante manter a fé para vencer as adversidades, e a fidelidade aos mandamentos de Jesus. Esses dois princípios representam a chave para não ficar no meio do caminho.

      Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.