Mensagem

O SEIO DE ABRAÃO

MSG 957 = 22/01/2023

       Deus amaldiçoou a terra no princípio da criação, quando determinou a sentença sobre o futuro dos três personagens que se rebelaram contra sua ordem, ou seja, Adão, Eva e a serpente (Gn. 3: 13 a 17).  A partir daí, o homem perdeu o domínio que tinha no mundo espiritual sobre ela, e o espírito da serpente passou a exercer esse domínio, com o nome de satanás (Lc. 4: 6). Portanto, a terra passou a ser maldita, por ter passado aos domínios do espírito de um animal, e a raça humana passou a ser cega espiritualmente, ignorando a verdade, que é a vontade do Senhor. Porém, passadas algumas gerações, o Senhor deu início ao um plano para retornar os domínios da terra aos princípios de origem, e escolheu Abraão para ser usado humanamente na execução desse plano. Certamente, o Senhor agradou do coração de Abraão para fazer essa escolha. Veja a proposta que ele fez ao o chamar. Eis o texto:

      “... Sai-te da tua terra, ... para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn. 12: 1-2-3).    

       O final desse texto mostra que todas as famílias da terra seriam abençoadas em Abraão. Isso quer dizer que todas as famílias que se espelhassem nos princípios de Abraão, de alguma forma, em algum tempo, seriam reunidas a ele. Com toda certeza, surgiu daí o tipo de salvação inicial a que se chamou de SEIO DE ABRAÃO (Lc. 16: 23). Antes da chamada de Abraão, o domínio da terra estava exclusivamente à vontade de satanás, o espírito da serpente, e não havia nenhum tipo de salvação. Isso mostra que todas as gerações até aquele tempo estavam irremediavelmente presas nas mãos de satanás, e essa foi a razão pela qual Jesus, antes de ressuscitar, desceu às trevas – em espirito – para as evangelizar (1 Pe. 3: 18). Considerando que o profundo significado da salvação é tirar a alma humana dos domínios de satanás, é sensato o entendimento de que o Senhor colocou Abrão no início do terceiro céu, fora dos domínios do diabo, para onde levou todos aqueles que seguiram os princípios de obediência ao Senhor baseados na fidelidade de Abraão. Daí o nome de SEIO DE ABRAÃO, ou seja, o local onde estão acolhidas as almas daqueles que morreram salvos antes da vinda de Jesus. Veja o que Jesus disse na parábola do rico e do Lázaro. Eis o texto:

       “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” (Lc. 16: 22-23).

        Jesus coloca essa parábola num tempo antes de sua vitória, pois a salvação a que podemos chamar de plena é aquela conquistada por ele, por ter cumprido a sentença determinada pelo Senhor, qual seja, como filho de mulher, ferir a cabeça da descendência da serpente (Gn. 3: 15).  Esse é o tipo de salvação que nos leva além do SEIO DE ABRAÃO, ou seja, ao paraíso como afirmou o Senhor ao ladrão na cruz (Lc. 23: 43). Os grandes personagens que estão no seio de Abraão vão expressar grande jubilo quando assistirem a queda de satanás que ainda está para acontecer (Ap. 12: 7 a 10).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza