Mensagem

O REINO DE DEUS

MSG 926 = 31/05/2023

      
       A grande maioria dos pregadores, baseados em seu próprio entendimento, ensina que os quatro cavalos, mostrados no livro do Apocalipse, representam acontecimentos a ocorrer no tempo da grade tribulação. Mas, deixando de considerar advertências importantes das Escrituras, eles não observam que o quarto cavalo – o amarelo - vem montado pelo espírito da morte e não pelo diabo, a quem ele pertence. Isso é um indicativo claro de que os outros três cavalos – o branco, o vermelho e o preto - devem ser considerados sob o mesmo princípio, ou seja, eles se referem a forças espirituais específicas, e não aos indivíduos representados. Por isso, entendemos que o branco traz a força do evangelho; o vermelho a força do Espírito Santo; e o preto a força da justiça divina.  Essas três ultimas são as forças espirituais que compõem o reino de Deus, e estão alocadas nas regiões celestes. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;” (Ef. 1: 3).

       Ao declarar que o Senhor já nos abençoou, Paulo se refere indiretamente às grandes forças espirituais do bem que formam o reino de Deus, anunciado por Jesus ao propagar o evangelho (Lc. 17: 20-21). Nas regiões celestiais - ou segundo céu – estão as potestades de forças espirituais mais poderosas. Elas alcançam a mente dos seres humanos na terra, e os domina com facilidade, mudando os sentimentos do homem, e colocando seus desígnios. No mesmo nível estão os grandes principados satânicos, que levam as pessoas ao reino de satanás, atuando diretamente, ou usando falsos profetas (Mt. 24: 3 a 5). Antes da vinda do reino de Deus, eles agiam sem ninguém que os opusessem, e por isso, não se podia expulsar qualquer demônio que tivesse assolando a vida de alguém. O máximo de que se podia fazer, era pedir que o Senhor os repreendesse (Zc. 3: 1 a 4). Mas Jesus cumpriu a sentença estabelecida por Deus, no princípio da criação, e eles perderam o domínio sobre aqueles que o Espírito Santo tira do reino do diabo e traz para o reino de Jesus (Gn. 3: 15 e Jo. 12: 31-32). Portanto, é extremamente importante a propagação do evangelho, e por isso satanás reage contra os que ministram a Palavra do Senhor. Veja sua reação quando os primeiros discípulos começaram a pregar o evangelho do reino, mandados por Jesus. Eis o texto:

      “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” (Lc. 10: - 16 -17-18).   

       O reino de Deus na terra só é compreendido por aqueles que forem chamados por Deus, pois somente esses o podem perceber (Jo. 3: 3 e Mt. 13: 10 a 14). Isso quer dizer que para nele entrar é necessário o esforço de nossa parte (Lc. 16: 16). Esse é o motivo pelo qual Jesus nos manda lutar para entrar pela porta estreita, pois é ela o caminho da salvação (Mt. 7:14). Porém, infelizmente, em nossos dias milhões de pessoas estão entrando pela porta larga, ou seja, congregando em igrejas que pregam a facilidades como se já estivéssemos no céu. Elas são ensinadas a ignorar que a terra é um lugar de provações, e que nosso descanso é nos céus e não aqui (Hb. 4: 9-10). A advertência de Jesus nos manda ter bom ânimo, pois ele venceu o mundo para nós (Jo. 16: 33).

       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                           Natanael de Souza