Mensagem

O Rei derrotado

MSG 318 = 4/11/20/12

Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. ” (Lc. 4: 6-7)

       A atração por posições de mando e poder é um sentimento natural no coração de todos nós, e surgiu no princípio do mundo, quando o homem foi criado com o objetivo de ser intermediário entre Deus e todas as coisas da terra (Gn. 2: 15 e Ez. 28: 14).  Por isso, a oferta de posição honrosa e destacada é um instrumento visto como meio de despertar o desejo de todos os seres humanos.  Nos dias atuais é usado como moeda de troca para firmar  acordo entre quem detém o poder e alguém que possa oferecer alguma contrapartida de interesse. A Bíblia descreve que era costume dos reis oferecer boa posição em seu reinado à pessoa dotada de capacidade especial para resolver algum tipo de problema considerado humanamente impossível. Assim foi com José no Egito, com Daniel na Babilônia e outros (Gn. 42: 6 e Dn. 6: 1-2). Mas é importante observar que o diabo sabe disso, mesmo sendo ele um espírito descendente de animal sem inteligência humana.

       O versículo acima transcrito relata a oferta de um dos acordos que ele fez a Jesus, quando percebeu que estava prestes de perder o reino do mundo. O texto descreve sua oferta visando despertar em Jesus o desejo de posição honrosa e destacada. Ele se disse dono de todos os reinos do mundo porque espiritualmente dominava sozinho sobre a terra desde o episódio do jardim do Éden. Mas ele sabia que algum dia haveria de surgir um homem para vencê-lo, pois essa foi a determinação de Deus quando Adão perdeu esse reino para  a serpente. Veja o texto:

      “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ”       (Gn. 3: 15).

       Com toda a certeza, o encontro com Jesus naquele monte representou para ele o grande desespero de sua vida, e como sempre seu recurso foi tentar enganar o Senhor, conforme já fazia com todos os homens a milhares de anos. Entretanto, não deu certo, pois Jesus rejeitou todas as suas tentativas, mostrando que elas estavam em desacordo com as Escrituras Sagradas.

       A postura de Jesus diante do espírito satânico deixou um profundo ensinamento. O Senhor encontrou usou a Palavra de Deus para desfazer cada uma de suas tentativas. Jesus tinha plenos poderes para ordenar a fuga do inimigo logo na primeira tentativa, pois além de ser o ungido de Deus, havia se consagrado com quarenta dias de jejuns (Lc. 4: 2). Mas preferiu demonstrar que a Palavra do Senhor aplicada corretamente é a ama mais eficaz no combate espiritual.

       Amigo(a), nos dias atuais o diabo ainda continua nas esferas celestes (Ef. 6: 12). Mas ele já foi derrotado quando Jesus consumou a obra de nossa redenção na cruz do calvário (Jo 19: 30). Por isso, o reino espiritual da terra pertence ao Senhor desde a sua vitória, e na sua segunda vinda  será entregue àqueles que forem considerados como ovelhas de seu rebanho, ou seja, àqueles que o seguem com fidelidade (Mt. 25: 33-34). Portanto, busque se dedicar ao aprendizado da santa Palavra, e use-a como arma na luta espiritual quando o mal te aparecer (2 Co. 10: 4).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.