Mensagem

O Primeiro Sacrifício

MSG 479 17/02/2016

     “ ... Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. ” (Gn. 3: 2-3).

   
       O esforço daqueles lutam no sentido de conter o roubo, as mortes e a destruição, muitas vezes por motivos fúteis, não tem conseguido deter a escalada da maldade. A nítida impressão que temos é a de que uma força fora do controle humano opera na mente das pessoas, aumentando o instinto do mal no mundo inteiro a cada dia que passa. Diz um provérbio bíblico que o açoite é para o cavalo ... e a vara é para as costas do tolo (Pv. 26: 3).  Na verdade, esse provérbio dá um leve sentido ao sofrimento que assola sobre toda a terra, pois se buscar a raiz do motivo pelo qual os seres humanos sofrem, vamos ver que ela teve origem no princípio da criação, quando Eva e Adão negaram o primeiro sacrifício pedido por Deus.

       Os versículos que apresentamos acima deixam clara a convicção que eles tinham sobre a recomendação do Criador. Quando lemos a sequência do texto    passamos a entender que até hoje somos herdeiros da desobediência humana ocorrida a milhares de anos. Deus criou o homem e a mulher em espírito, e depois deu-lhes um corpo físico, colocando-os no mundo onde tudo estava pronto (Ez. 28: 13-14-15). A exigência em troca de tudo o que haviam recebido era tão somente o sacrifício de não satisfazer o desejo de tocar na árvore proibida (Gn. 3: 2-3). Mas esse sacrifício foi negado pela mulher, que induziu o homem imprudente a acompanhá-la no mesmo caminho (Gn. 3: 6). Então, o sacrifício pedido por Deus foi negado pelos seres humanos, simplesmente para dar ouvidos à mentira de um réptil, que foi sacrificado para cobrir-lhes a nudez, liberando seu espírito para dar origem a satanás (Gn. 3: 21). A partir daí a humanidade se desenvolveu sem comunhão com Deus, e o mundo virou um caos mergulhado nos domínios do espírito satânico. Veja o que satanás disse para Jesus. Eis o texto:

     
       “E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.” (Lc. 4: 5-6-7).

       Observe que milhares de anos depois, o espírito da serpente - Ap. 12: 9 - tenta enganar a Jesus com a mesma tática que usou lá no Éden para levar o homem a negar a Deus o primeiro sacrifício. Mas o Filho de Deus não caiu em sua astúcia. Rebateu-a com a espada da Palavra do Senhor (Lc. 4: 8). Por isso, pelo sacrifício de Jesus, temos a possibilidade de vencer, ser salvos e retornar aos privilégios que Deus concedeu ao homem no princípio da criação (Mc. 16: 16).

       A análise desses textos mostra que o sacrifício em negar o que desejamos para obedecer a vontade de Deus, é a chave que leva à vitória não só aqui na terra, mais também quando dela formos tirados pelo evento da morte. O tipo de sacrifício que Deus mais deseja de nós, é aquele que temos de deixar de lado nossos desejos para obedecer à Sua Palavra. Veja o texto:

      Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.  Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.” (Jr. 7: 22-23).

       Nesse tempo Deus estava rejeitando holocaustos e sacrifícios do povo de Israel, porque eles sacrificavam, mas viviam em descumprimento à Lei de Moisés. Portanto, o maior e mais agradável sacrifício ao Senhor é a fiel obediência à Sua Palavra, e por isso é necessário que se conheça a Sua vontade para fazer o perfeito sacrifício.

      
      Amigo, não se deixe enganar (Mt. 24: 4-5). Busque saber qual é a verdadeira vontade de Deus contida nas Escrituras, e não negue o sacrifício de abandonar seus desejos para cumprir o que Ele manda. Se tiver dúvidas, peça ao Espírito Santo para te ensinar e volte a meditar no texto (Veja I Jo. 2: 27, Lc. 11: 13 e Js. 1: 8).

      
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.