Mensagem

O Poder da Oração

MSG 018 – 3/5/2007

Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus” (At.12:5).

          Lendo o desenrolar dos fatos a partir desse versículo, podemos sentir o quanto Deus está atento à nossa oração. O relato diz que na véspera do dia em que Herodes pretendia mandar matar Pedro, um anjo do Senhor veio a ele, e caíram as correntes que o prendiam (Veja At. 12:6-7). Ocultando o apóstolo de todos os soldados que guardavam as portas, o anjo o levou até a rua, e lá se separou dele (At. 12:8 a 10). A contínua oração da igreja provocou o cumprimento da Palavra de Deus, que estabelece:

          “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. ” (Sl. 34:7).

          Os relatos bíblicos mostram que a nossa oração tem o poder de mover a mão de Deus, para que as Suas promessas nos alcancem. Entretanto, Deus pede que venhamos a crer que ele existe, e quer nos abençoar, segundo a nossa fé (Veja Hb. 11:6). Jesus nos ensinou também que precisamos perseverar, e não devemos desistir facilmente do propósito que colocamos diante de Deus (Lc. 18:1 a 8).

          Quanto maior for a benção que estiver a caminho, maior também será a demanda do inimigo no mundo espiritual para impedir que ela chegue a nós. Esse é um modo constante dele operar.

          Um exemplo bem esclarecedor desse aspecto aconteceu com Daniel. Deus o escolheu para profetizar sobre a situação do mundo nos últimos dias. Alega o profeta jejuou durante três semanas (Dn. 10:1-2-3). É bom esclarecer que estabelecemos o jejum quando nos sentimos distantes de Deus. Portanto, Daniel deve ter se sentido enfraquecido por opressões espirituais, para que entrasse nesse período de Jejum. Mas na verdade tinha uma benção a caminho. Era a importante profecia que ele iria receber para revelar ao mundo.

          Depois das três semanas de jejum um anjo de Deus, trazendo a profecia, apareceu a Daniel e tudo foi esclarecido (Veja Dn. 10:4 a 11). Referindo-se ao anjo, Daniel declara:

          “Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.”(Dn.10:12-13-14).

          Observem que Deus ouviu a oração de Daniel desde o começo. Foi quando ele sentiu enfraquecido espiritualmente, e passou a jejuar. Pela revelação do anjo, ficou claro que o diabo se colocou como obstáculo para impedir a benção. Se Daniel não tivesse perseverança, certamente teria desistido, e o inimigo sairia vitorioso.

          A análise desses relatos mostra que sempre existe uma tentativa de bloqueio de nossas orações, e até das bênçãos que nos é enviada. Daí, a necessidade de orarmos com fé e perseverança, pois da mesma forma que Deus procedeu com Pedro e Daniel, procederá também com nós. Ele não faz acepção de pessoas (Veja Rm. 2:11).

                 Que o Senhor de proporcione um fim de semana