Mensagem

O peso da Nossa palavra

MSG 356 DE 30/7/2013

    

         “… Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra” (1 Re. 17: 1).

      Uma das coisas que todos os cristãos devem levar a sério é a diferença que existe entre a Palavra de Deus e palavra do homem. No mundo, a palavra humana serve apenas para transmitir informações, e dessa forma só guardamos em nossa lembrança as partes que despertam interesse. Mas há uma grande diferença quando tratamos com a Palavra de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de ter sido escrita a milhares de anos, ela nunca fica desatualizada, e quanto mais a buscamos mais encontramos a verdade que ela transmite, independente do tempo. É maravilhoso saber que na medida de nossa fidelidade, a palavra dita pelo homem pode adquirir força semelhante à da Palavra de Deus. Isso foi o que aconteceu com Elias. 

       O versículo acima reproduzido mostra um dos exemplos de como as coisas acontecem quando se leva a sério a Palavra do Senhor. Ele relata o que foi dito por Elias perante o rei Acabe, declarando que não haveria de chover enquanto ele não mandasse. Elias teve a coragem de enfrentar a tirania do rei mais perverso e idólatra daquela época, dando uma autêntica demonstração da intimidade que tinha com Deus. Por isso, sua fé foi honrada, e não choveu mesmo durante três anos e meio (Tg. 5: 17). Isso aconteceu por volta do ano 853 a. C., e posteriormente Deus confirmou que age dessa forma com aqueles que O obedecem. Veja o texto:

      “… Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas,… que confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros;…” (Is. 44: 24 e 26). 

       Esses textos mostram o peso que pode ter a palavra de alguém que vive na pratica da legítima vontade de Deus. Jesus advertiu que assim pode ser com os cristãos, fiéis cumpridores do evangelho, quando prometeu a Pedro que lhe daria as chaves do reino dos céus. Evidentemente Jesus não se referiu à chave como algo que tranca ou destranca uma porta; mas como uma extensão do poder de Deus aos servos obedientes (Mt. 16: 19).

       Mostrando que a Palavra de Deus não fica obsoleta, a profecia contida no livro de Apocalipse, declara que no tempo vindouro – dias da grande tribulação – Deus fará ainda vir à terra dois profetas com poderes semelhantes aos de Elias. Veja o texto:

      “Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco… Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem….”(Ap. 11: 3 e 6).

       Esses registros contidos nas Escrituras Sagradas deixa claro que Deus pode outorgar poderes especiais àqueles que Nele confiam (Is. 40: 30-31). Portanto, as palavras de alguém que obedece a Deus podem ter um peso especial, e podem abençoar ou amaldiçoar. Provavelmente foi por essa razão que Jesus nos aconselhou a tomar cuidado com nossas palavras, e usar de atitudes prudentes em nossas decisões, a fim de evitar a interferência do maligno (Mt. 5: 37).

       Amigo, prevendo o peso que pode ter as palavras do cristão, a Bíblia recomenda para não amaldiçoar.  Devemos levar em conta que a justiça divina é perfeita, e Deus julga a cada pessoa segundo suas obras (Jr. 17: 10).  Portanto, a melhor atitude é deixar na providência de Dele as injustiças que as pessoas possam ter cometido contra nós. Veja o texto:“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Rm: 12
: 14).

        Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.