Mensagem

O Pão da Vida

MSG 293 – 6/6/2012

Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir… Levantou-se, … e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites…”(I Re. 19: 6 e 8).   
  

       No caminho do deserto, em busca da terra prometida, Moisés ensinou aos judeus que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR (Dt. 8: 3). Como servo do Senhor ele sabia que aquele povo conhecia apenas as coisas materiais, mas dependia também do conhecimento de Deus para alcançar a plenitude da vida. Por isso necessitava ter noções básicas da forma pela qual o Senhor nos conduz para vencer nessa vida, e alcançarmos a eternidade. Mais tarde Deus confirmou isso, através de um anjo enviado a Elias quando esse, fugindo das ameaças de Jezabel, desfaleceu no deserto.

       Os versículos acima transcritos relatam parte do que aconteceu com Elias, demonstrando como Deus nos alimenta de forma física e espiritual, quando defendemos a causa da verdade. Elias havia mostrado o poder de Deus, determinando uma grande seca que durou por mais de três anos durante o reinado de Acabe (I Re. 17: 1 e 18: 44). Por isso, estava jurado de morte por haver também matado alguns falsos profetas daquela época (I Re. 18: 40). Os fatos acontecidos com Elias transmitem uma nítida ideia da maneira pela qual somos perseguidos pelos cativos de satanás, quando nos propomos a condenar publicamente a prostituição da Palavra de Deus. Mas por outro lado, deixa clara também a maneira pela qual Deus dá o alimento físico e espiritual àqueles que nele confiam (Sl. 125: 1).

       O texto relata que após comer e beber do alimento enviado por Deus, Elias tornou a dormir. Mas o anjo voltou e o mandou que levantasse e se pusesse a caminho; e ao obedecê-lo ao profeta andou durante quarenta dias até chegar a Horebe, o monte de Deus (I Re. 19: 7-8).

       Fato semelhante ao de Elias ocorre  hoje com muitos daqueles que trabalham com integridade de propósitos na seara do Senhor. As “Jezabéis” do tempo atual estão nos mais variados níveis da sociedade, e buscam por todos os meios combater os cristãos que primam pela fidelidade a Deus. Muitas delas camufladas e investidas de poder, cerram fileiras para criar “regras” que prostituem o evangelho de Jesus. Assim, o inimigo de nossas almas que perseguiu Elias naquele tempo, continua atuando da mesma forma até hoje. Mas, com toda a certeza, os que são fieis a Cristo podem olhar para o passado e ver que o Deus ao qual servimos é o mesmo Deus de Elias. Ele nos concede não só o pão que alimenta o corpo físico, mas também o pão espiritual que nos dá força para caminhar e vencer. Veja o texto:

      “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. ” (Jo. 6: 35).  

       A bem da verdade muitos dos que recebem o pão da vida hoje estão comendo e dormindo como fez profeta. Mas para esses precisamos orar pedindo ao Espírito Santo que volte e lhes desperte o coração, a fim de que eles possam receber a força para caminhar até chegar a Deus.

       Amigo, se você recebeu o talento espiritual para multiplicar o pão da vida na face da terra, faça-o com perseverança, pois um dia o Senhor vai pedir contas (Veja Mt. 25: 24 a 30).
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde