Mensagem

O opositor

MSG 037 = 13/09/2007

         Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão.”(At. 13:10-11).

        Essas palavras foram ditas por Paulo ao mágico Elimas, quando este tentava impedir que o proconsul Sérgio Paulo ouvisse aos apóstolos a respeito de Jesus. Elimas entendia das artes mágicas, e desfrutava de grande influência entre o povo daquela ilha, pois as pessoas ali não conheciam as Escrituras.

        Em nossos dias, num mundo muito mais amplo, coisas desse tipo acontecem a milhares de pessoas. Os apóstolos se foram, estão no descanso de Deus (Veja Hb. 4: 9-10), e, por ordem do Senhor Jesus, o evangelho continua sendo pregado (Veja Mt. 24:14). Mas os “Elimas” da atualidade continuam tentando impedir o despertar da fé no coração de muitas pessoas que estão sendo chamadas por Deus ao caminho da salvação.

        O mágico de Pafos se viu ameaçado quando as pessoas começaram a conhecer a verdade através dos apóstolos. Por isso reagiu, tentando manter os privilégios de sua posição. Esse tipo de comportamento faz parte da natureza pecaminosa do homem. Isso existia, está existindo e vai existir, pelo menos até a volta do Senhor Jesus, quando todos serão julgados, tendo como regra principal a Palavra de Deus (Veja Jo. 12:48).

        Como transcrevemos acima, Paulo considerou aquele que tentava perverter os retos caminhos do Senhor, como filho do diabo. Se considerar que estamos vivendo num tempo próximo da volta de Jesus, vamos descobrir a necessidade que cada pessoa tem de examinar o evangelho com mais profundidade, pois somente assim é possível evitar que os “Elimas” da atualidade os enganem.

        As Escrituras Sagradas são tidas como regra principal de fé e prática desde os tempos de Moisés. Veja o que Deus mandou a Josué fazer:

        “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1:8).

        Amigos e irmãos queridos, a partir do momento em que fomos tocados pelo Santo Espírito, e sentimos o desejo de Deus em nossa vida, passamos a ser livres para buscar a salvação através de Jesus. Veja o texto:

       
       “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Tm. 2:5).

        Evidentemente devemos tratar com respeito e consideração àqueles nos ensinam o evangelho. Mas não devemos esquecer de que o único mediador entre nós e Deus é o Senhor Jesus. Para isso, precisamos permitir que a voz do Espírito Santo tenha o primeiro lugar em nosso coração, pois é ele quem nos guia para a verdade(Veja Jo. 16:13).

        A coragem e determinação em buscar o poder de Deus, crendo que é o Espírito Santo que nos ensina(Veja I Jo. 2:27), certamente impedirá que os opositores da verdade tenham domínios sobre nós. Observe o que ensinou Davi.

        “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu Coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. ” (Salmo 37:3-4-5).

        Quem quiser agradar a Deus, como se aconselha nesse salmo, nunca deve abrir mão da Palavra de Dele em primeiro lugar. Aliás, essa foi a atitude que Pedro e outros apóstolos tomaram, corajosamente, diante dos religiosos de sua época que tentavam proibir falar de Jesus (Veja Atos 5:29).

                                                        Que o Senhor te abençoe mais e mais.