Mensagem

O medo

MSG 048 = 28/11/2007

                                      

     O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? ” (Salmo 27:1).

        A dura realidade do tempo presente é a batalha que temos de travar para prevalecer sobre o mal. Cada pessoa procura se precaver, da forma que pode, contra os que roubam, mata e destrói numa escalada cada vez maior.    As Escrituras Sagradas mostram que o mal lutará contra o bem até a segunda vinda de Jesus, quando os povos serão julgados, o inimigo preso, e o domínio integral do reino da terra assumido pelo Senhor (Veja Ap. 12: 10). 

        Nos dias atuais, tem mais possibilidade de vencer aquele que se determina a impedir que o sentimento de medo brote em seu coração diante das adversidades. Esse sentimento entra em nós na medida em que afastamos de Deus, e se transforme numa hábil ferramenta do diabo. É bom levarmos em conta que enquanto os olhos de Deus procuram corações perfeitos para abençoar (2 Cr. 16: 9), os olhos do diabo buscam corações enfraquecidos para devorar (I Pe. 5:8). Nessa busca, o medo representa uma brecha onde ele encontra facilidade para dominar os corações humanos. Muitas vezes cremos em Deus, mas por pequenos descuidos deixamos de olhar para ele como nosso alvo, e enfraquecemos. É nessa oportunidade que o medo toma lugar e nos impede de vencer (Veja Mt. 14: 30). 

        O objetivo principal dessa mensagem é lembrar que os grandes vencedores jamais admitiram temer diante de qualquer situação, por mais difícil que ela parecesse ser. Essa ausência de medo decorria exatamente da confiança absoluta que eles tinham em Deus.  Frequentemente a recomendação feita por Deus às pessoas que se achavam diante de grandes obstáculos, sempre foi dirigida no sentido de não deixar o medo entrar no coração. Veja esse exemplo: Ao suceder Moisés, Josué se achava diante de numerosa e controvertida multidão de judeus, para conduzi-la à terra prometida. Notando o abalo no coração do novo líder, Deus passou algumas instruções, entre as quais a que transcrevo a seguir. 


       “... não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. ” (Js. 1: 8).

       Havia uma razão para que Josué não temesse: A presença do poder de Deus que estava com ele. Quando preservamos a plena consciência de que Deus está no controle de nossa vida, nem a morte nos causa medo (Veja Fp. 1: 21). 

       É necessário levar em conta que o medo é produto direto da falta de fé, e quase sempre impede a ação de Deus a nosso favor. Veja outro exemplo. Jairo caminhava com Jesus em direção à sua casa, crendo que o Senhor curaria sua filha. No meio do caminho chega para ele a seguinte noticia: “... Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.” (Lc. 8: 49).

        Sentindo que nesse momento a noticia abalaria o coração de Jairo, Jesus disse para ele as seguintes Palavras: “...Não temas, crê somente, e ela será salva.” (Lc. 8: 50).

       Se você está passando por adversidade que te parece difícil de ser vencida, lembra de uma coisa: O Jesus no qual você crê, é o mesmo de Jairo. O Deus, em cujas mãos está a sua vida é o mesmo Deus de Josué e de Davi. Portanto, acredite nele e determine previamente a sua vitória.

 

                                       Que o Senhor fale melhor ao seu coração.