Mensagem

O medo (2)

MSG 267 = 16/11/2011

    “Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! ” (Mt. 14: 30).   
 

      Todos os milagres que Jesus fez foram sabiamente planejados por Deus, para que os observemos como lições de aprendizado. Essas lições refletem a vontade divina, e nunca serão desatualizadas. Jesus operou de maneira diferente em cada um deles, mesmo naqueles em que tinham de produzir resultados iguais, possibilitando-nos tomá-los como orientação, e forma reveladora do caráter eterno de Deus. 

     
      O versículo que reproduzimos aqui descreve sobre o medo que assaltou rapidamente o sentimento de Pedro, quando dava alguns passos flutuando sobre as águas. Isso aconteceu no momento em que ele deixou de olhar para Jesus, preocupando com o vento forte que soprava sobre o lago Tiberíades. Essa atitude simboliza hoje o comportamento de muitos cristãos que precisam vencer pela fé os mais variados tipos de obstáculos. Eles buscam a benção, e até podem ser alcançados por ela, mas quando se lembram dos limites humanos, o medo entra no íntimo de seus corações, e lá vai o milagre que já estava se formando no mundo espiritual, para ser realizado em suas vidas aqui. Foi isso que aconteceu com Pedro. Ele deu os primeiros passos sobre as águas, e o que era impossível começou a acontecer. Mas por medo dos ventos que sopravam tirou os olhos de Jesus,  e isso o fez a afundar. Faltou coragem e perseverança. 

       Muitos de nós hoje procedemos da mesma forma. Oramos e pedimos uma benção que sabemos estar nas promessas do Senhor, mas não perseveramos porque logo depois começamos a olhar para os ventos das circunstancias humanas e tememos que nada vai acontecer. Nesse momento, deixamos de lado a perseverança e não temos respostas do que pedimos. Na verdade, não é Deus que se nega a nos ouvir. É nós que falhamos (Is. 59: 1).

       O medo tem sido a raiz do fracasso de muita gente, e provavelmente por essa razão Deus, através das Escrituras, demonstrou que os tímidos têm poucas condições de vencer as batalhas. Observe a maneira pela qual Ele agiu na escolha dos guerreiros que fizeram parte dos trezentos de Gideão, na batalha contra os midianitas. Gideão tinha 32.000 homens, e Deus quis reduzir o número deles, por meio de exclusão a partir dos mais fracos e menos prudentes. Eis o texto da ordem: 

    “Agora apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem é medroso e tímido, volte, e retire-se do monte Gileade. Voltaram do povo vinte e dois mil; e ficaram dez mil. ” (Jz. 7: 3). 

       Nesse modo de escolha o Senhor mostrou que a grande maioria dos homens é de tímidos e medrosos, e por isso tem dificuldade em vencer as batalhas.  Osentido dessa demonstração é confirmado na profecia que adverte sobre os impedimentos que levarão muitas pessoas a sofrerem os danos da segunda morte (Ap. 21: 8).

       Portanto, o medo deve ser combatido, mesmo porque ele é uma das ferramentas mais usadas pelo inimigo na tentativa de impedir nossa vitória. Também, na prática do dia a dia muitos cristãos deixam de atender a voz do Espírito Santo em seu coração, com medo de contrariar pessoas importantes. Isso prejudica não só o crescimento espiritual deles, como também a propagação do evangelho. O fato é que não encontramos nenhum medroso que tenha vencido. 

      Amigo, creia no poder de Deus, lute contra o medo, e não permita que ele venha bloquear a sua fé. No momento em que você não temer, não desistir de seus propósitos, certamente o Deus dos céus – em cuja mão está a nossa vida - haverá de te responder.  Veja o que Davi disse:   
      “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? ” (Sl. 27: 1).  

       Foi exatamente essa ausência de medo que levou Davi a se tornar – na terra - o rei mais bem-sucedido e mais honrado de todos os tempos. Por ter coragem de tomar atitudes, ele pegou leão pela barba, matou gigante a pedradas, venceu exércitos poderosos, e entrou para a história da humanidade como um dos homens mais valentes do mundo, porque sua fé excluía o obstáculo da impossibilidade humana.

      Que o Senhor te abençoe com coragem para crer e praticar a Sua Palavra.