Mensagem

O Livro da Vida

MSG 178 = 10/03/2010

       Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. ” (Sl. 139: 16).

      Muitos acreditam que a vida se resume no curto período de tempo em que vivemos na terra, e que tudo se acaba com a morte. Isso acontece apenas com os animais, pois eles foram criados com essa finalidade (Gn. 1: 29-30). Porém, nós, seres humanos, fomos concebidos de forma diferente, ou seja, a imagem e semelhança de Deus.   Por isso, nossa vida não termina aqui. No momento em que morremos tomamos conhecimento de que perdemos apenas o corpo feito do pó da terra. Ele foi tirado da terra e para ela voltará (Gn. 3: 19b). Mas nosso espírito, que é a semelhança de Deus, continua consciente da vida, e seu destino correto é viver eternamente. Entretanto, para que isso aconteça é necessário que tenhamos vivido aqui em obediência à vontade de Deus revelada pelo Senhor Jesus. Veja o que ele disse:

     “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. ” (Jo. 3: 36)

     Isso acontece com todos os seres humanos, independente de sua vontade, de sua raça, ou de sua condição social. Na verdade, quem despreza a oportunidade oferecida por Deus aqui, se arrepende depois da morte (Lc. 16: 27-28-29).

      Na maioria das vezes as dificuldades, ou os deleites da vida acabam nos impedindo de dar atenção ou dedicar algum tempo ao conhecimento e prática daquilo que Jesus nos ensinou. Mas precisamos alertar para o fato de que todas as nossas atitudes e decisões estão patentes e nuas diante de Deus, pois, acreditemos ou não, Ele é Senhor da vida de cada pessoa.

      O primeiro versículo que acima transcrevemos é uma revelação de Deus através de Davi. Ele mostra que Deus anota em Seu livro o princípio da existência de cada pessoa que vem ao mundo. E não só isso: determina também quanto tempo ela vai viver aqui. Através dessa indicação podemos crer que ninguém morre antes de findar esse tempo, salvo se a própria pessoa desistir de viver. Nessa hipótese, o Senhor respeita a decisão, pois é o princípio do livre arbítrio.

      A Bíblia relata um caso em que os dias de vida da pessoa já tinham expirado e Deus concedeu mais. Isto aconteceu com o rei Ezequias, no ano 710 a. C. Ele cumpriu a lei de Moisés durante sua vida, mas um dia adoeceu e Deus mandou o profeta Isaias avisá-lo de que sua doença o levaria à morte. O tempo dele aqui havia acabado. Ezequias entristeceu, e chorando disse para Deus as seguintes palavras: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; ...” (2 Re. 20: 3).    Deus atendeu e acrescentou mais quinze anos de vida a Ezequias (2 Re. 20: 4-5-6). 

      As alegações de Ezequias mostram que ele tinha condições de argumentar para pedir mais tempo. Ele havia obedecido à lei divina durante toda a sua vida, e Deus confirmou, concedendo o que ele desejava. Está escrito que Deus satisfaz o desejo de nosso coração, quando O agradamos (Sl. 145: 19).  Muitos fatos narrados na Bíblia indicam que Deus tem a vida de cada pessoa em Seu livro, e pode riscá-la da existência (Ex. 32: 33), ou alongar seu tempo aqui (Sl. 91: 16).  Entretanto, o tipo de decisão que Ele toma a nosso respeito, depende da maneira pela qual O consideramos.  

      O livro de nossas vidas, que foi iniciado quando ainda estávamos no ventre de nossa mãe, será exibido a cada um de nós no dia do julgamento final, quando o poder do Criador vasculhar o Universo, e levar todos os espíritos à presença do grande Juiz (Ver Ap. 20: 11-12-13).

       Portanto amigo, é aqui que decidimos nosso destino. O tempo que dedicamos a tomar conhecimento da vontade Deus representa um bem precioso. Muitas vezes ficamos preocupados, e somos até ensinados a priorizar a busca de bens materiais. Mas Jesus nos advertiu de que em primeiro lugar devemos buscar o reino de Deus e sua justiça, pois nesse caso, o resto nos será acrescentado (Mt. 6: 33).  Tudo indica que estamos próximos aos últimos tempos, e devemos ter cuidado para não sermos enganados, nem pelo diabo, nem pelos homens.  Veja a advertência do apóstolo Paulo:

     “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, (1 Tm. 4: 1-2).

      Isso está acontecendo em nossos dias, e devemos buscar a verdade confrontando o que ouvimos com o que dizem as Escrituras (Ver Mt. 7: 15-16-17). 


       O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor resplandeça o Seu rosto sobre ti e te dê a paz.