Mensagem

O Jugo do Mal

MSG 071 = 07/05/2008

       

   “ Todo o povo da terra dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo; Jesus entrou na barca e voltou. ” (Lc. 8: 37).

         As Escrituras mostram claramente que o espírito satânico reinava absoluto na terra, antes da vinda de Jesus. Não havia alguém autorizado por Deus para expulsá-lo, e por isso ele que dominava sobre a esmagadora maioria das pessoas. Os eventos em que algumas pessoas foram vitoriosas deveram-se ao fato de serem elas dotadas de grande confiança em Deus, e por isso, o poder dos céus descia operando milagres e maravilhas que marcaram a história (Veja Hb. 11: 1 a 11). O mundo espiritual na terra era completamente dominado por satanás, e ninguém, a não ser alguns dos escolhidos de Deus, se atrevia a desafiar o poder das trevas. O inimigo de nossas almas tinha plena certeza disso. Veja o que ele disse para Jesus:

   “ Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero .” (Lc. 4: 6).

         Nessa proposta ele simplesmente declarou que todos os reinos do mundo estavam subjugados à sua autoridade espiritual.

         O versículo que transcrevemos inicialmente (Lc. 8: 37) confirma isso, mostrando que, por medo, o povo da terra dos gerasenos preferiu que Jesus fosse embora, mesmo vendo o milagre realizado na vida daquele homem altamente endemoniado (Veja Lc. 8: 27).

         É evidente que, no fundo do coração, todas aquelas pessoas desejavam se libertar do jugo satânico dominante sobre aquela região. Mas o medo de represália do dominador falava mais alto, e por isso elas preferiram que Jesus saísse.

         O destruidor que dominava sobre aquele povo é o mesmo que domina sobre muitas vidas no dias atuais, porém, com um diferencial. Hoje ele não tem mais o domínio absoluto como tinha naquela época. Seus dias entraram em contagem regressiva desde que Jesus o venceu na cruz do calvário (Veja Jo. 16: 8 e 11). Portanto, só permanece no jugo do mal, aqueles que não acreditam no poder de Deus, ou não têm conhecimento dos direitos que o Senhor conquistou e colocou à nossa disposição, convidando a todos os seres humanos para serem libertos do domínio maligno, como vemos no texto abaixo:

         “ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. ” (Mt. 11: 29).

         Por isso, amigo, não aceite o jugo do mal. Ele se manifesta através de doenças, miséria, destruição, morte e outras dores semelhantes. O povo da região dos gerasenos o aceitava por medo, achando que não tinha outra solução. Mas nos dias atuais o Filho de Deus já o venceu para nós. Veja sua declaração: “ No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu tenho vencido o mund o.” (Jo. 16: 33).

         Busque nas Escrituras o direito que Jesus conquistou para nós, e tome posse dele através do aprendizado e prática de seus ensinos. Lembra que com sacrifício de seu próprio sangue ele venceu o jugo do mal, e colocou seu jugo suave e amoroso à nossa disposição. Por isso, não devemos rejeitá-lo. Vencer ou não o jugo do maligno, depende agora de cada um de nós. Somos vencedores ou perdedores, dependendo da confiança que tivermos no poder de Deus.

         Davi viveu numa época incomparavelmente mais difícil que a nossa, tanto no ponto de vista do mundo físico, como espiritual. Mas venceu, e ficou na história como testemunho de coragem e fé, porque colocava sua esperança continuamente em Deus, como se vê no salmo abaixo:

         O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei ?”(Sl. 27: 1).

               Que Ele te dê forças para vencer.