Mensagem

O Jugo de Jesus

MSG 062 = 06/03/2008

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. ” (Mt. 11: 29).

 
      Naquele tempo, os judeus viviam sob o domínio romano, e Jesus sentia neles o cansaço e a ansiedade por serem obrigados a obedecer a regras ditadas por um povo incrédulo (Veja Mt. 9: 35-36). Eles haviam provado dos benefícios do Senhor, e tinham algum conhecimento da comunhão com Deus. Por isso esperavam que Deus enviasse alguém para libertá-los da opressão romana (Veja Lc. 24: 21). No domínio dos romanos, os judeus sofriam mais que outros povos, já que muitas vezes eram atingidos em sua fé e nada podiam fazer (Veja Lc. 13: 1). Diante desse quadro, Jesus os convidava a serem espiritualmente libertos (Veja Mt. 11: 28).
 
      Entretanto, a grande maioria deles não entendia que a verdadeira libertação do ser humano começa a partir do mundo espiritual (Veja Jo. 8: 31-32), e que para alcançá-la é imprescindível praticar a lei de Deus.

      No versículo que transcrevemos o Senhor revela três fatores essenciais para a verdadeira libertação. Em nossos dias, esses fatores se encaixam perfeitamente para libertar aqueles que sentem cansados e oprimidos por viver num mundo cada vez mais violento, mais agressivo, onde a insegurança, as doenças incuráveis, os problemas familiares, a prostituição e a miséria aumentam em proporções assustadoras.
 
      Observem agora. A primeira condição é aceitar o jugo, ou seja, se submeter à soberana vontade do Filho de Deus, crendo que ele é suficientemente poderoso para transformar nossa vida, ainda que a situação pareça impossível aos nossos olhos.
 
      A segunda é aprender dele. Pelo fato de estarmos muito próximos ao fim dos tempos, essa segunda condição pode se tornar complicada, pois muitos tentam distorcer a verdade, como foi previsto pelo Senhor (Veja Mt. 24: 5).
 
      No entanto, Deus apontou o caminho para aprendermos de Jesus corretamente. Veja o texto:
 
      “... a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. ” (I Jo. 2: 27).
      Esse versículo foi uma revelação de Deus para o apóstolo João, advertindo que, quando nos submetemos à vontade de Jesus, a unção que vem dele através do Espírito Santo, nos capacita a entender tudo o que consta das Escrituras. Portanto, o que o Espírito de Deus nos mostra através da leitura dos evangelhos, é a nossa referência principal.
 
       A terceira condição revelada no versículo inicial (Mt. 11: 29), é a promessa do descanso. Esse descanso não se limita ao corpo físico. É bem verdade que descansamos quando temos convicção de que nossa vida é controlada pelas mãos do Todo-poderoso! Mas o ponto alto dessa promessa está no fato de termos um descanso eterno no reino da glória após nossa morte. Veja o texto:
 
      “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. ” (Hb. 4: 9-10).
 
      Portanto, meu amigo, se você ainda não optou por aceitar o jugo de Jesus, faço-o agora. Lembra que, espiritualmente, só existem dois tipos de jugos: O do inimigo de nossas almas, e o de Jesus. Com certeza você viverá muito mais leve e suave se fizer opção pelo jugo do Senhor.
Que as bênçãos do Senhor te alcancem.