Mensagem

O JOIO E O TRIGO

MSG 515 = 02/11/2016

      “o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.”  (Mt. 13: 38-39-40).      

       Tudo que Jesus nos ensinou foi mandado por Deus como revelação divina, com o propósito de dar conhecimento de todas as coisas que Ele fez, e que ainda vai fazer nesse mundo. O objetivo do Senhor é que todos conheçam a Sua vontade para que no dia do último julgamento ninguém possa dizer que não obedeceu porque não sabia (Ap. 20: 11-12). Assim, no curto espaço de tempo que Jesus viveu entre nós, ele confirmou o passado descrito nas Escrituras, apontou a verdade do presente em seu tempo, e predisse o que vai acontecer no futuro. Muitas coisas foram reveladas em forma de parábolas, em cumprimento a determinação de Deus dada ao profeta Isaías a mais ou menos sete séculos atrás (Is. 6: 9-10-11).

       Os versículos que transcrevemos acima referem-se à explicação da parábola do joio e do trigo que Jesus havia lançado sobre o povo como profecia do que viria acontecer com o seu evangelho no tempo da nova aliança, prestes a ser firmada sobre o sacrifício de seu próprio sangue (Mt. 13: 24-25-26). Essa explicação foi dada aos discípulos em particular, e mostra que as pessoas que rejeitam Jesus como seu único e exclusivo salvador, serão condenadas por ocasião de sua volta. Eis o texto:

      “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade  e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.  Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. “ (Mt. 13: 41-42-43).   

       Muitas vezes olhamos para aqueles que a santa Palavra aponta como joio e os vemos vivendo aparentemente bem.  Eles não se preocupam em negar a si mesmos, sacrificando seus desejos para obedecer à vontade de Deus, e isso os proporciona uma posição mais confortável nesse mundo atolado no pecado. Mas aqueles que temem ao Senhor, e aos olhos de Deus são vistos como trigo, consideram a vida não só no curto período de tempo que se passa no mundo, mas também – e principalmente – no que vem depois dele. É uma questão de ser prudente.

       Nos dias atuais, se olharmos para o que acontece ao nosso redor, podemos ver que o mundo se arrasta gemendo em baixo de todos os sofrimentos profetizados por Jesus a mais de dois mil anos atrás. As guerras, a fome e a peste se propagam ceifando vidas em grande escala (Mt. 24: 10-11-12).  Portanto, se tudo confirma o que está no relato das Escrituras, podemos prever que o que ainda não aconteceu certamente acontecerá. Isso quer dizer que estamos aproximando do tempo em que o senhor da seara mandará queimar o joio e recolher o trigo em seu celeiro.

       Quem busca a verdade nas entrelinhas da Bíblia sabe que dias melhores virão; mas isso só acontecerá depois que o Filho de Deus voltar à terra e separar os bodes das ovelhas, mandando cada um para o destino que lhe é justo. Veja o que foi profetizado sobre Jesus.  Eis o texto:
      “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, ... E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. ” (Is. 11: 1-3-4).   

       Essa profecia data de pelo menos sete séculos antes da primeira vinda de Jesus, e tudo tem acontecido dentro do perfil que ela apresenta. O temor do Senhor espalhou pelo mundo inteiro com a adesão de milhões de pessoas ao cristianismo. Essa parte já está sendo cumprida. Mas o julgamento e a reta justiça ainda estão por vir, e certamente não vai demorar muito.

       Portanto amigo, aceita a verdade. Busque o temor de Deus para que você não seja queimado como o joio. Faça opção por ser trigo enquanto é tempo, e tenha a certeza de que sua alma haverá de resplandecer no reino de Deus (Mt. 13: 43).
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.