Mensagem

O ESPÍRITO DE DEUS

MSG 514 = 26/10/2016

      “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, Que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; ... E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. ” (At. 2: 17 e 21).  

       O ser humano perdeu a noção da verdade desde o tempo em que foi expulso do Jardim do Éden, e cortado da comunhão com Deus (Gn. 3: 23 e Ez. 28: 16-17). Essa decadência, não lhe tirou a herança de Deus, mas provocou a cegueira de seu espírito, levando-o a se tornar naturalmente pecador, ou seja, a considerar o pecado como algo normal em sua vida. Por isso, Deus estabeleceu o plano de salvação visando resgatá-lo do mundo de mentiras, a fim de que lhe seja restituído o estado original. Esse plano acontece através do retorno progressivo da comunhão com Deus. No tempo atual, aqueles que creem podem alcançar o privilégio de serem conduzidos pelo Espírito Santo para chegar à plenitude da verdade (Jo. 16: 13).

       Os versículos acima fazem parte do discurso de Pedro no dia em que o Espírito Santo desceu à terra, em cumprimento à promessa de Deus que havia sido revelada a mais ou menos 400 anos atrás (Joel 2: 28). A partir daí o Espírito Santo está com nós na terra, e nos guia em toda a verdade, a fim de que não venhamos a desviar do caninho que nos conduz aos propósitos de Deus. Jesus havia nos advertido disso antes de voltar aos céus (Jo. 14: 16-17).  Na prática, quando colocamos a verdade em nosso coração, e trocamos os costumes do mundo pela obediência aos princípios do evangelho, o Espírito Santo passa a habitar em nós (Jo. 14: 23).  Ele é o fator primordial para vencermos a luta contra a mentira que satanás implantou na terra ao longo de milhares de anos de domínio sobre a humanidade (Lc. 4: 6).

       Assim, quando descemos às águas, sinalizamos para Deus que queremos abandonar a vida de pecados; e como resposta Jesus nos batiza com o Espírito Santo, confirmando que estamos incluídos na nova aliança firmada com seu próprio sangue na cruz do calvário (Lc. 2: 16). A liberação do perdão àqueles que tiverem nos ofendido é importante para que possamos receber o batismo com o Espírito Santo, fechando a aliança com o Senhor. Jesus afirmou que Deus dá o Espírito Santo àqueles que o pedirem (Lc. 11: 13). Porém, antes de dizer isso ele nos ensinou a orar pedindo o perdão de nossos pecados e confessando para o Senhor que já perdoamos aos que nos ofenderam (Lc. 11: 4). Portanto, nossos pedidos ficam comprometidos diante do Todo-Poderoso quando oramos na forma ensinada por Jesus, sem que verdadeiramente tenhamos liberado o perdão aos nossos ofensores. Deus sabe que estamos mentindo, e por isso não responde.

       As pessoas que já foram batizadas nas águas, mas ainda não receberam o batismo com o Espírito Santo, devem fazer um autoexame, e verificar se não é a negação do perdão que está atrapalhando, já que enquanto estivermos afirmando mentirinhas para Deus, certamente não seremos batizados. A integridade para com o Senhor tem grande importância na vida de quem quer realmente alcançar a salvação, pois o batismo com o Espírito Santo representa a marca de Deus, indicando que somos propriedade exclusiva Dele. Veja o que disse o apóstolo Pedro:

      “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ” (1 Pe. 2: 9).

       Essa marca que passa a haver em nosso espírito, vai faz a diferença não só enquanto estivermos aqui, mas também quando a morte nos alcançar. Ela nos identifica, impedindo que os anjos do diabo nos escravizem (I Jo. 5: 18). Também através dela o anjo de Deus nos reconhece, e nos levando para o alto (Lc. 16: 22 e Sl. 34: 7).  Nossos líderes espirituais conhecem a importância do batismo com o Espírito Santo, mas nem sempre procuram descobrir a razão pela qual inúmeros irmãos desceram às águas a muito tempo e ainda não foram respondidos em sua profissão de fé com o batismo do Espírito Santo.

       Amigo, se você já é batizado nas águas e Jesus ainda não te respondeu com o batismo no Espírito Santo, examine a si mesmo (I Co. 11: 28). Procure descobrir o que está no seu coração impedindo essa benção. Certamente Deus vai te mostrar. Veja o texto: “Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. ” (Mt. 7: 8).
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.