Mensagem

O ENSINO DO EVANGELHO

MSG 528 = 01/02/2017

       Convencer a alguém é algo que depende de uma ação sobrenatural em nosso espírito, e somente Deus pode fazer (Jó 32: 8). Quando o Espírito Santo alcança uma pessoa, ele a convence do pecado, levando-a a reconhecer que existe um caminho melhor na vida. É a partir daí que ela passa a crer na Palavra de Jesus (Jo. 16: 8; Mc. 16: 16). Mas para que essa pessoa se desenvolva no novo caminho descoberto, ela necessita conhecer as Escrituras, para saber qual é a perfeita vontade de Deus, já que ninguém pode agradar a quem não conhece (Ef. 5: 15-16-17). Portanto, só somos libertos na medida em passamos a conhecer a verdade (Jo. 8: 32). Essa é a razão pela qual Jesus estabeleceu como prioridade o ensino do evangelho. Veja no texto aqui reproduzido:  

      “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. ” (Mt. 28: 18-19-20).  

       Entendemos, então que, mesmo tendo sido chamada por Deus, se não passar por esses princípios básicos, a pessoa não tem como se desviar do mal, e corre o risco de não chegar ao fim da jornada, ou seja, de não ser aceita pelo Senhor quando chegar a hora de ser escolhida (Mt. 7: 22-23). Certamente essa foi a razão de Jesus haver declarado que muitos seriam chamados, mas poucos seriam os escolhidos (Mt. 22: 14).  É oportuno então apontar alguns dos motivos mais comuns que podem desviar aqueles que foram chamados, e sonham alcançar o alvo maior da vida, isto é, a salvação.  

       Evidentemente são muitos os motivos que tentam impedir a vitória daqueles que foram chamados. Mas alguns desses motivos são tão abundantes que podemos perceber facilmente. Os versículos que reproduzimos acima, mostram com clareza a ordem de Jesus para fazer discípulos, afim de que venham conhecer as Escrituras, e evitar o erro na correta interpretação da vontade de Deus (Mt. 22: 29).  Mas, no tempo atual, muitos daqueles que abraçaram a divina tarefa de ensinar o evangelho, não cumprem esse mandamento do Senhor, e deixam de lado a ordem de ensinar constantemente o evangelho de Jesus.  Isso acontece porque na maioria das vezes a verdade contraria seus interesses pessoais. Está se cumprindo o que profetizou o apóstolo Paulo. Veja sua recomendação a Timóteo. Eis o texto:

      “Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.” (2 Tm. 4: 1 a 4).

       Essa previsão de Paulo é o retrato de muitas lideranças espirituais de nossos dias. O ensino do evangelho não interessa aos seus objetivos particulares, mesmo porque se isso for feito de maneira transparente muitas pessoas vão conhecer a verdade e se libertarem da falsa profecia. O problema é que a promessa de Jesus é restrita àqueles que cumprem seus mandamentos, e portanto, ele pode não estar no meio daqueles que apenas usam seu nome, sem cumprir o que ele mandou.

      Por isso, todo aquele que deseja alcançar a salvação, deve examinar se a igreja onde frequenta ensina o evangelho conforme foi determinado por Jesus, ciente de que em nosso tempo, é o Espírito Santo quem nos guia na verdade, e o homem apenas nos orienta na maneira pela qual devemos buscar a Deus (Jo. 16: 13 e Jr. 29: 13). Veja a advertência de Jesus:

      “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis... “ (Mt. 7: 15-16).

       Amigo, faça conforme foi mandado por Jesus. Não se deixe intimidar pelos lobos vorazes, pois quem vai decidir sobre sua salvação é Jesus e não eles. Seja forte e corajoso e busque aprender a Palavra de Deus, pois é a unção do Espírito Santo quem te ensina (I Jo. 2: 27; e Js. 1: 9).

       Que o Senhor possa te abençoar mais e mais.