Mensagem

O Combate da Vida

MSG 198 = 28-7-2010

       Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. ” (2 Tm. 4: 7).  
  

       Ao passar por esse mundo, todos nós enfrentamos algum tipo de luta. Mesmo quando podemos suprir todas as nossas necessidades e julgamos não precisar de nada, as preocupações, os medos e as ameaças que aborrecem nossa alma estão presentes. Portanto, as tribulações fazem parte da natureza dessa terra que, por causa da imprudência e ambição do homem, foi amaldiçoada desde o princípio da criação (Gn. 3: 17). Assim, é importante que cada um tenha consciência disso, para que possa optar por vencer o combate da vida de forma digna e honrosa. Ao ensinar o caminho certo para chegar ao reino da glória, Jesus declarou que no mundo temos aflições, mas ao mesmo tempo mostrou que ele venceu o mundo e nos advertiu de que nunca devemos desanimar (Jo. 16: 33). Com efeito, a história de todos aqueles que passaram pela terra e venceram, apresenta uma característica comum: a coragem, a perseverança e a fé. Esses três tipos de atitudes são ingredientes principais da espada espiritual que necessariamente temos de usar se quisermos vencer aqui (Ef. 6: 17).

       No versículo que reproduzimos ao iniciar essa mensagem, o apóstolo Paulo, em seus últimos dias de vida na terra, proclama sua vitória, sabendo que seria morto dentro de alguns dias, já que ele se refere ao sacrifício através de libação (2 Tm. 4: 6). É interessante notar a ausência de qualquer tipo de expressão de medo ou terror da maneira pela qual ele deveria morrer. Isso deixa claro que vivendo em obediência aos mandamentos divinos adquirimos intimidade com o reino de Deus, e os efeitos da morte não têm expressão em nossa existência, porque passamos a ter certeza do que nos espera do outro lado. Paulo havia declarado isso (Fil. 1: 20-21). 

       A vitória de nossa carreira nos combates que travamos nesse mundo depende da intimidade que adquirimos com Deus quando ouvimos, guardamos e praticamos a Sua Palavra, revelada nas Escrituras Sagradas. Veja o que disse o Senhor Jesus: 

      “Em verdade, em verdade vos digo que o que ouve a minha palavra e crê aquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entra em juízo, pelo contrário já passou da morte para a vida. ” (Jo. 5: 24).    

       Essa declaração quer dizer que quando obedecemos a Deus, a fronteira que separa a vida terrena da vida eterna fica quase nula, e nós a transpomos sem nenhum temor, por sabermos de antemão que não vamos ser julgados. Essa é a maior vitória que um ser mortal pode atingir. Veja o que Paulo havia declarado antes:

      “...se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.  Porém de ambos os lados estou em aperto, porque tenho o desejo de partir e estar com Cristo, pois é muitíssimo melhor; ” (Fil. 1: 22-23).

      Mesmo não tendo vivido pessoalmente com Jesus, Paulo mostrou que o Senhor o aguardava do outro lado. Ele tinha a certeza de ter conseguido conquistar o tesouro incorruptível da vida eterna (Mt. 6: 19). 

       Portanto, amigo meu, pense bem nisso. Decida por praticar os ensinos de Jesus, e combater o bom combate. Lembra que um dia todos nós vamos encerrar a carreira aqui, mas apenas aqui, porque acreditando ou não vamos ter de enfrentar o lado espiritual de nossa existência, depois de perdermos o corpo físico.  Se vivermos pela fé (Hb. 10: 38), certamente vamos poder guardá-la na vida eterna. Mas se assim não o fizermos vamos olhar para trás e ver com tristeza a oportunidade que desperdiçamos de viver com Cristo no reino da glória. Veja o que ele nos afirmou:

      Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” (Jo. 12: 26).    
    
        
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.