Mensagem

O Cego Bartimeu

MSG 036 = 06/09/2007

         “......Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava amais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mc. 10: 46-47-48)

        Cada milagre realizado pelo Senhor Jesus naquela época, retrata um aspecto do que acontece na vida espiritual dos cristãos de hoje. A cura do cego Bartimeu não foi diferente.

        Nos versículos transcritos, é possível destacar sinais importantes a serem considerados, quando queremos alcançar as promessas do Senhor. Devemos, porém, levar em conta que todas as bênçãos que precisamos, já foram conquistadas diante de Deus pelo sacrifício de Jesus no calvário. Mas elas só acontecem em nossa vida quando cumprimos os mandamentos contidos nas Escrituras, já que somente obedecendo aos ensinos do Senhor, é que somos considerados ovelhas do seu rebanho (Veja Jo. 10:27).

        Bartimeu precisava de uma benção, pois era cego e mendigava para viver. Mas para alcançá-la teve de se determinar, tomando atitudes importantes, e já previstas na Palavra de Deus. Observem que ele sabia do poder de Jesus, mas estava assentado na beira do caminho, sem ter condições de acompanhá-lo.

        Fazendo um paralelo com a situação espiritual dos cristãos de hoje, a posição da beira do caminho diz respeito aos que já receberam a Palavra de Deus, sabem que Jesus abençoa libertando e curando, mas não se dispõem a praticar os ensinamentos que ouviram. Por isso o inimigo prevalece (Veja Mt. 13:18-19). Como resultado, eles ouvem falar de milagres, desejam e precisam ser abençoados, mas não conseguem.

        Notem que Bartimeu estava em situação semelhante. Cego, mal de vida, e precisava da benção de Jesus(Veja Mc. 10: 51). Mas a atitude que ele tomou naquele momento, se enquadrava nas promessas de Deus contidas no antigo testamento. Veja o texto:

        “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes”
(Jr. 33:3).


        Ao parar para atendê-lo, Jesus demonstrou mais uma vez que ouve a todos os que clamam de acordo com a Palavra de Deus, mesmo quando existe oponente tentando impedir. Vejam que algumas pessoas tentavam impedir que aquele cego clamasse. Mas Jesus não lhes deu ouvidos, e mandou chamar o cego para libertá-lo.

        A atitude de Bartimeu deve ser tomada como exemplo por todos aqueles que hoje se encontram espiritualmente em situação paralela. Por tanto, se você já foi chamado por Deus para crer no caminho da salvação, não aceite ficar na beira do caminho. Não se detenha, ainda que haja oponentes tentando impedir que você tome atitude pela fé. Clame ao Senhor Jesus com determinação, e certamente a resposta virá. Veja a promessa no texto transcrito:

        ”Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora; ” (Jo. 6:37).

        Isso quer dizer que se clamarmos intensamente como fez Bartimeu, o Senhor nos atenderá também, pois ele não deixará de cumprir aquilo que prometeu(Veja Lc. 21:33). A chave do sucesso é crer, e clamar com determinação, até que o Senhor nos ouça.

Que as promessas de Jesus possam alcançar sua vida.