Mensagem

Nova Criatura

MSG 207 = 06.10.2010

      “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ” (2 Co. 5:17).

       A condição em que vivemos antes de encontrar os caminhos de Cristo pode ser comparada a um lamaçal (Sl. 69: 2). Muitas pessoas passam pela vida sem ter a oportunidade de experimentar as grandezas de Deus, e sentir que Ele não nos criou para viver em meio às sujeiras da vida espiritual ou física.  Os textos bíblicos contidos em Ezequiel 28: 12-13-14, dão detalhes preciosos do plano de Deus para com nós desde a criação do primeiro homem, mostrando o objetivo para o qual fomos chamados à existência. Eles deixam claro que fomos concebidos de forma especial para ser intermediários entre Deus e tudo mais que o mundo tem, e para vivermos em Sua presença, pois somos Sua imagem e semelhança.

       Entretanto, pela desobediência de Adão e Eva, perdemos parte dos privilégios que o Criador nos concedeu (Ez. 28: 15).  Entre esses o poder de domínio sobre o reino espiritual da terra, que caiu nas mãos de um sujo e incompetente inimigo dos homens.  Por isso, o mundo mergulhou em trevas espirituais por muitos séculos, e para nos resgatar Deus enviou o Seu próprio Filho (Mt. 4: 16-17). Portanto, para o cristão que recebeu o chamado de Deus através da conversão, é importante se esforçar e deixar para trás todas as sujeiras representadas por costumes contrários à vontade de Deus. Muitos de nós acomodamos deixando ficar restos de traumas, mágoas e outros sentimentos nocivos no fundo do coração, mesmo sabendo que podemos eliminá-los. O esforço para limpar os resquícios do passado é altamente importante, pois, caso contrário, as sujeirinhas que permitimos ficar acabam nos impedindo de ser fortalecidos em Cristo.

       O versículo que reproduzimos no início desta mensagem adverte sobre isso, lembrando que somos novas criaturas. Isto quer dizer que não vivemos mais pelas regras de um mundo de lamas, mas pela clara e iluminada direção de Jesus, revelada através de seus mandamentos. No momento em que muda nosso senso crítico para perceber as coisas de Deus, o Espírito Santo deixa em cada cristão a capacidade potencial para lutar e vencer o mundo (Mt. 25: 13-14-15). Por isso, todos nós temos condições de lançar fora a sujeira que foi colocada pelo diabo, e esperar inteiramente no Senhor. É uma questão de esforço da parte de cada um (I Jo. 2: 27).  Em outra ocasião Paulo reafirmou essa atitude aos filipenses. Veja a reprodução do texto:

      “... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).

       Ele mostra aí que a salvação é um importante alvo a ser atingido, e que devemos esquecer das coisas que ficaram para trás. Isso quer dizer que, usando os talentos espirituais recebidos, podemos lançar fora tudo aquilo que inundou nossa alma no passado. Porém, é bom lembrar que para fazer isso precisamos estar verdadeiramente em Cristo, ou seja, vivendo como ovelhas de seu rebanho. O Senhor nos ensinou que são suas ovelhas aqueles que ouvem a sua voz e o seguem (Jo. 10: 27). Essa é a condição imposta para que ele nos reconheça, e não devemos esquecer de que só seguimos a alguém em quem confiamos.

       Portanto amigo, não aceite que permaneça em você qualquer restinho de lama que o diabo jogou em sua vida no passado. Lembra que a Palavra de Deus jamais falhou, e ela declara você como uma nova criatura. Busque o poder de Deus em oração e diga que você quer oferecer a Ele um coração completamente limpo de todas as sujeiras do mundo. Veja o que Davi fazia: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. ” (Sl. 51: 10).  Quando você partir para tomar essa atitude, certamente o Espírito Santo lavará seu coração com a verdadeira água viva (Jo. 4: 10).

      Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.