Mensagem

Nova Aliança

MSG 361 DE 3/9/2013

    

         “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz Jeová: Imprimirei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; ” (Jr. 31: 33).

       As Escrituras Sagradas mostram que Deus preparou o jardim do Éden como um lugar especial para que o homem entrasse em contato com Ele, livre de qualquer obstáculo. Portanto, fomos criados para servir e viver em perfeita comunhão com o Criador. Mas o privilégio dessa comunhão foi cortado quando Adão se rebelou contra Deus (Gn. 3: 23), e a partir daí o mundo se tornou um caos, perdendo totalmente a noção da vontade do Senhor. Entretanto, por Sua grande misericórdia Deus vem restaurando a comunhão que perdemos, através de etapas evolutivas. Assim, ao estabelecer a lei de Moisés, como mandamento ainda restrito ao povo judeu, o mundo passou a ter um conhecimento primário da vontade do Senhor. Essa foi uma aliança de compromisso, onde Deus prometeu várias bênçãos na vida material, se vivermos de acordo com os Seus mandamentos (Dt. 28: 1-2). Mas alguns milhares de anos se passaram e chegou o tempo de ser estabelecida uma nova aliança, trazendo meios mais eficazes e aperfeiçoados para nosso retorno à uma comunhão mais perfeita com o Senhor (Lc. 22: 20).  

       O versículo que acima reproduzimos revela um aspecto novo e importante que passou a existir em nossa caminhada de retorno à essa comunhão.  Ele mostra que na nova aliança a lei do Senhor não é mais uma simples questão de tomar conhecimento e obedecer. Ela passou a ser impressa em nosso coração. Isso quer dizer que uma pessoa verdadeiramente cristã teve o senso de julgamento mudado pelo poder de Deus no momento em que se converteu. Jesus confirmou que isso tem de acontecer com todos aqueles que são chamados ao caminho da salvação. Veja o que ele falou com Nicodemos:

      “… Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. … Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo.” (Jo. 3: 3 e 7).

       Assim, na nova aliança o verdadeiro cristão não é apenas uma pessoa que resolveu por si mesma obedecer; mas alguém que foi alcançado pela graça do Senhor, teve o senso crítico mudado para entender a vontade de Deus e ter prazer nela (2 Co. 5: 17). Essa marca em nosso espírito faz a diferença não só no modo de vida enquanto estamos aqui, mas principalmente após a morte. Isso é maravilhoso demais. Em apocalipse 6: 8 está escrito que o espírito da morte é prefigurado num cavalo amarelo, e o inferno o acompanha. Nesse texto é clara a indicação de que o diabo confere cada pessoa que morre para escravizá-la de imediato (Lc. 16: 23). Entretanto, aquele que carrega a marca de Deus não pode ser tocado, pois ele é considerado como propriedade exclusiva do Senhor. Veja o que foi dito pelo apóstolo João. Eis o texto:

      “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (I Jo. 5: 18).

       Nos dias atuais há uma grande mistura no meio cristão, que, segundo a história, começou por volta do ano 325 d. C.. Por isso, é quase impossível para nós discernir quem é cristão verdadeiro. Essa é a situação que Jesus considerou como joio plantado no meio do trigo (Mt. 13: 24-25-26). Mas isso não invalida a nova aliança, pois o Senhor conhece o íntimo de nossos corações e recompensa a cada um segundo nossas obras (Jr. 17: 10).  Estamos próximos da volta de Jesus, quando todos serão julgados, e aí será descoberto quem tem a lei do Senhor impressa no coração, e quem não tem (Mt. 25: 32-33-34).

       Amigo, se você já passou pelo novo nascimento, a marca da nova aliança está impressa em seu coração. Ela é a maior dádiva que alguém pode receber, pois representa a porta que Jesus nos abriu para a eternidade. Portanto, guarde o seu coração e não te deixes enganar pelas iguarias do rei das trevas, que são ofertadas em forma prostituição, falsos testemunhos, adultérios e outras sujeiras semelhantes. Veja o texto: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Pv 4: 23). 

          Que o Senhor te abençoe e te guarde.