Mensagem

NOVA ALIANÇA

MSG 946 = 14/11/2023

       Centenas de anos ates da vinda de Jesus, Deus revelou que estabeleceria uma Nova Aliança com seu povo, onde haveria de inscrever sua vontade no coração de cada um (Jr. 31: 31-32-33). Naquele tempo, Senhor já tinha o propósito de mudar nosso sentimento, a fim de que pudéssemos conhecer a verdade sobre sua lei, e ter um relacionamento de obediência, onde houvesse compromisso dos dois lados. Esse propósito veio com o estabelecimento do reino de Deus sobre a terra (Ef. 1: 3). É o evangelho anunciado por Jesus (Lc. 17: 20-21). Nesse tempo, iniciou-se um novo sistema que leva à salvação, ou seja, a Nova Aliança, onde, exercendo o livre arbitro, declaramos aceitar Jesus como nosso salvador. Sinalizamos para Deus, essa decisão quando batizamos nas águas. Essa é a primeira parte da aliança aceita por nós, mostrando que queremos arrepender de nossos pecados, e viver pela graça de Deus. Quando nosso coração está verdadeiramente voltado para esse propósito, Jesus, confirma nossa entrada na aliança, batizando-nos com o Espírito Santo. Veja o que disse João Batista. Eis o texto:

      “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, ...; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lc. 3: 16).   

       Portanto, a Nova Aliança, só está completa quando acontece o batismo dos dois lados, ou seja, físico e espiritual (At. 19: 2 a 6).  Entre os diferentes grupos cristãos de hoje, alguns adotam apenas o batismo nas águas, levando seus seguidores a buscar a salvação de maneira incompleta. Eles não acreditam na importância do selo do Espírito Santo, que torna a alma legitima como propriedade exclusiva do Senhor (Ex. 19: 5 e Ef. 1: 13). Nesse caso, seguem a Jesus de maneira mais fácil. Porém, não têm a certeza da salvação imediata após a morte; e são ensinados a admitir que suas almas passarão pelo purgatório, antes de chegar no paraíso. É o que Jesus chamou de porta larga, por onde muitos entrarão. Veja o texto:

      “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mt. 7: 13-14).  

       Passar pela porta larga significa buscar a salvação sem se preocupar com as exigências de cumprir integralmente os mandamentos cristãos. Mas entrar pelo caminho estreito é cumprir tudo aquilo que o Senhor determinou, sem desprezar os detalhes que mandam negar a nós mesmos para seguir ao Senhor (Mc. 8: 34-35). A diferença só vai ser sentida no momento em que tiver de se definir o destino da alma. Nesse ponto de nossa existência ela vai sentir o peso da mão do justo Juiz. Ela vai ver que quem tinha o selo, o diabo teve de respeitar, e ficou intocável até descer o anjo de Deus e a levar para os céus (Sl. 34: 7). Porém, aquela que não tinha o selo de propriedade exclusiva do Senhor, não foi levada para o alto, e ficou nos domínios de satanás (Lc. 16: 22-23). É aí que a alma vai descobrir que levou um grande prejuízo em acreditar nos homens, e negligenciar o evangelho de Jesus. Isto porque, sobre ela vai sim se cumprir a promessa de salvação feita por Jesus. Mas antes, ela vai ter de purgar no inferno durante centenas de anos, até chegar o Juizo Final, quando voltar a passar pelo exame do que consta de seus atos nos livros do Senhor (Ap. 20: 11-12).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                               Natanael de Souza