Mensagem

NOVA ALIANÇA

MSG 945 = 7/11/2023

   Como o próprio nome indica, o cristianismo verdadeiro é praticado em aliança de compromisso espiritual entre o cristão e Jesus. Por isso, para alcançar as promessas do Senhor, é necessário que cumpramos nossa parte, firmada a partir do batismo nas águas (Mt. 3: 11 e Hb. 10: 36). O Senhor conhece nossos desejos, e quando cremos nele - da forma como dizem as Escrituras – seu compromisso conosco é confirmado através do toque do Espírito Santo (Jo. 7:  38 e At. 2: 7). É a partir daí que somos considerados aptos para participar da propagação do evangelho (Lc. 24: 49). Portanto, o seguidor de Cristo só está preparado atuar em qualquer área do evangelho, depois de receber o poder do alto, ou seja, o toque do Espírito Santo, que representa a chamada de Deus. No mundo espiritual, esse toque é visto como a marca de Deus. É o selo mostrando que somos propriedade exclusiva do Senhor (Ef. 1: 13). Muitos são os que entraram para obra da salvação sem observar essas características, e no meio do trajeto desistem, por não suportar a pressão do inimigo, ou por ser enganados por ele. Isso acontece com quem acha pode servir a Deus sem a unção do Espirito Santo. A Bíblia relata sobre alguns judeus, que tentaram expulsar demônios, sem a unção de Deus, apenas usando o nome de Jesus, a quem Paulo pregava, e se deram mal. Veja o que disse o espirito para eles. Eis o texto:

      “... Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.” (At. 19:15-16).

      Essa passagem deixa claro que a unção espiritual faz a diferença. Em nossos dias, poucos têm total confiança nas promessas do Senhor, e por isso não multiplicam os talentos de unção que receberam do Espirito Santo, sendo frequentemente enganados, e passam seu engano para a frente. Muitos não conseguem discernir o cristão ungido do enganador, porque não absolvem corretamente os ensinos de Jesus, mandando avaliar a árvore pelos seus frutos, a fim de discernir os falsos dos verdadeiros. A falta de colocar em prioridade o alvo maior, que é a salvação, os impede de congregar em lugar que oferece o melhor conteúdo de ensino do evangelho. Isso faz a diferença na hora que vêm os desafios (2 Co. 3: 10 a 15). Portanto, a forma de agir de todo aquele que leva a sério a vida eterna, deve ser a de procurar o melhor ensino dos caminhos que levam a Deus. A Nova Aliança - lei da graça - visa a inscrever a vontade de Deus em nosso coração, a fim de que possamos estar sempre prontos a combater o inimigo com a espada da Palavra (Jr. 31: 34).  Por isso, todo o cristão que observa as Escrituras, buscando multiplicar a unção que o espirito Santo o deu inicialmente, alcança grandes bençãos, pois Deus não faz acepção de pessoas. Tudo depende de nosso esforço e fidelidade pessoal (Hb. 10: 36).  Assim, aquele que crê em Jesus, e vive pela fé, tem a garantia da salvação, e pode chegar ao ponto de ter a certeza do lugar para onde vai após a morte. O apóstolo Paulo mostrou isso. Veja o que ele disse. Eis o texto:

       “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp. 1: 21).  

       A fidelidade e a fé levaram Paulo a um grau de comunhão com Cristo, de maneira tal que ele não tinha mais nenhum medo ou dúvida do lugar para onde deveria ir depois que perdesse o corpo na terra. Esse grande desenvolvimento espiritual não era privilegio de Paulo. Todo aquele que tiver a mesma fidelidade, alcança o mesmo sucesso.

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                    Natanael de Souza