Mensagem

Nossos pensamentos

MSG 304 = 22/8/2012

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é venerável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, seja isso o que ocupe os vossos pensamentos. ” (Fp. 4: 8).   
   
       Com a evolução do mundo a vida vai se tornando mais moderna, gerando a necessidade de deixar para trás muitos costumes que, aparentemente, se tornam ingênuos ou obsoletos. Entretanto, não é raro se descobrir depois que muitos deles eram essenciais para manter nossa comunhão com Deus. Isso acontece porque a tendência do mundo é nos atrair para os deleites das coisas que satisfazem os reclames de nossa vida carnal, em sentido contrário às necessidades da vida espiritual. Essa é a razão pela qual as Escrituras declaram que a carne milita contra o espírito e o espírito contra a carne (Gl. 5: 17). Por isso, devemos impedir o acúmulo da sujeira espiritual lançada pelo inimigo, nos esforçando para manter a comunhão com os princípios que nos conduz a Deus (Dn. 1: 18).

       Numa tentativa de impedir os domínios do engano lançados pelo inimigo, o versículo que acima reproduzimos manda selecionar aquilo que deve ocupar nossos pensamentos. As Escrituras mostram que desde o princípio do mundo a forma de ação do inimigo de nossas almas consiste em lançar sugestões astutas que sutilmente influenciam para nos tirar dos retos caminhos do Senhor. (At. 13: 10). Imperceptível aos olhos do corpo físico, o diabo emite sugestões que, despercebidamente, passamos a adotar, pensando que vieram de nós mesmos. Mas, se confrontadas com as Escrituras, identificamos que elas vão de encontro ao que manda a Palavra do Senhor.  Esse é o caminho que normalmente leva muitas pessoas aos vícios destruidores, às doenças incuráveis, à destruição da família, e muitos outros acontecimentos devastadores a vida humana.

       Um dos princípios que podemos adotar contra as armadilhas diabólicas que entra quase imperceptível e se aninham em nos nossos pensamentos, é ocupar a mente com a  Palavra de Deus. Na verdade, se não cuidarmos de colocar nela os bons pensamentos, o diabo vai encontrá-la vazia e transformá-la numa lixeira mental, pois ele anda permanentemente em busca de oportunidades para dominar sobre nossa vida. O apóstolo Pedro fez uma advertência muito interessante a esse respeito. Veja o texto:

      Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que vos exalte a seu tempo, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, ... Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda ao redor de vós, como leão rugindo, buscando a quem possa devorar; ” (I Pe. 5: 6 a 8).    

       É bom lembrar que nenhum de nossos pensamentos cai no vazio, e a partir deles são gerados os acontecimentos que produzem o bem ou o mal. Veja na santa Palavra o exemplo de Jó. Ele era íntegro e reto perante Deus, mas deixava o medo fazer ninho em seu coração (Jó 3: 25). Se considerarmos que o medro é a falta de confiança em Deus, ou a incerteza de que Ele nos dá o livramento, podemos admitir que o sofrimento de Jó foi permitido pelo Senhor para aperfeiçoar sua fé (Jó 42: 5).

       Amigo, na batalha pela vida somos vigilantes de nós mesmos, e a grande receita contra a entrada das setas satânicas em nossos pensamentos foi dada por Jesus quando os discípulos estavam sendo vencidos pelo sono no monte das oliveiras. Ela consiste em VIGIAR e ORAR para não entrar em tentação (Mc. 14: 38). Portanto, ainda que seus problemas sejam grandes, procure pensar que Deus te prometeu o livramento, e para Ele não há impossíveis. Veja o texto: Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu me glorificarás. ” (Sl. 50: 15).    

       Que o Senhor te abençoe, falando melhor ao seu coração.