Mensagem

Nossas Necessidades

MSG 240 = 18.5.2011

     “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. ” (Fp. 4: 19).

      Todos os recursos e provisões da terra foram criados por Deus, antes de trazer o homem à existência. O ser humano foi o último elemento a ser concebido, e   ainda em estado espiritual - antes de receber o corpo físico - tudo o que a terra já possuía foi entregue a ele (Gn. 1: 29-30). Deus confirmou isso através do profeta Ezequiel - quando se referiu à conduta de Adão - declarando que o homem estava no Éden, em meio ao brilho das pedras preciosas (Ez. 28: 13). Esse gesto de Deus para com o homem, no princípio da criação, indica Sua imutável vontade em suprir todas as nossas necessidades. Portanto, a falta de suprimento delas, mostra  que, de alguma forma, estamos vivendo em desacordo com a vontade de Deus, ou que ainda não chegou o tempo por Ele determinado para nos abençoar.  Como profundo conhecedor dos propósitos do Pai, Jesus ensinou o caminho certo para recebermos as bênçãos do Senhor, aconselhando-nos a buscar em primeiro lugar a justiça e o reino de Deus, e declarando que se assim fizermos todas as nossas necessidades são supridas como acréscimo (Mt. 6: 33).

       Acreditamos que o cristão deve dar o enfoque mais profundo possível, quando se trata de observar as Palavras de Jesus, pois ele se fez homem entre nós para revelar a vontade de Deus com precisão, e mostrar o caminho certo. É bom lembrar que antes de sua vinda, apesar de saber da existência do reino de Deus, os povos da terra não sabiam de muitos detalhes do mundo espiritual. Portanto, muitas atitudes que precisamos tomar para satisfazer a plena vontade de Deus, foram reveladas por Jesus, e uma delas consiste na obrigação de ter como objetivo principal em nossa vida, a busca do Seu reino e da Sua justiça em primeiro lugar. A prática desse mandamento exige fé. Ela é uma espécie de linguagem entre nós e Deus, onde demonstramos que O amamos acima de todas as coisas, e confiamos nas Suas promessas. Quando assim fazemos, provocamos a atenção de  Deus para nos suprir de tudo que necessitamos. Veja esse texto:

       “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;... “ (2 Cr. 16: 9).

       Portanto, valorizando as coisas de Deus, os suprimentos de nossas necessidades fluem naturalmente (Mt.6: 32).

      No versículo que reproduzimos ao iniciar esta mensagem, o apóstolo Paulo mostrou aos filipenses que a espontaneidade em ajudar a propagação do evangelho não passa despercebida aos olhos de Deus. Em outras palavras Jesus já havia ensinado nesse sentido. Veja o texto:

      “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.” (Mt. 10: 42)
.

       Tanto as afirmações de Paulo como as de Jesus, são unanimes em declarar que Deus está atento ao nosso esforço em contribuir de alguma forma para que a expressão de Sua vontade alcance o coração de outras pessoas, e que Ele recompensa a todos aqueles que, de bom grado, assim procedem. Portanto, se procedermos de forma correta, como mandam as Escrituras, devemos confiar, e não deixar que ansiedade domine nossos corações, pois as nossas petições são conhecidas diante do Senhor (Fp. 4: 6). Muitas vezes existem diferenças entre o tempo que queremos ser abençoados, e o tempo que Deus vai nos abençoar. Isso exercita a nossa capacidade de perseverança, às vezes necessária para a nossa salvação (Lc. 21: 19). Assim, para quem já conhece a vontade de Deus, a obediência é a atitude certa é a chave para que o desejo de nosso coração possa ser suprido e nossos sonhos realizados Veja o texto:

      “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. ” (Sl.37: 4).

       Amigo, se de alguma forma as necessidades estão te preocupando, lembra que não fomos criados para viver duramente oprimidos, desde que decidimos colocar nossa vida diante do testemunho e da lei do Senhor. O Deus em quem nós cremos é maior e mais poderoso que todos os nossos problemas. Não há limites para Ele nos abençoar. Veja a declaração de Jesus:

      “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. ” (Jo. 15: 7).

       Observe que a promessa de Jesus é semelhante a um cheque em branco, assinado para preenchermos e sacar a quantia que desejarmos. Mas ela exige uma condição: estar em Jesus e praticar incondicionalmente seus mandamentos.


      
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração. .