Mensagem

Nossa luta

MSG 278 = 8/2/2012

“... a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. ” (Efésios 6: 12).  

       Normalmente não procuramos atentar para a diferença que existe entre as forças espirituais do mal. Por isso, acabamos procedendo de uma mesma forma para combater todas elas. Com certeza, essa é uma das razões de sentirmos enfraquecidos diante de muitas das batalhas espirituais que somos obrigados a enfrentar. Portanto, é importante guardar a Palavra de Deus em nosso coração como uma espada bem afiada (2 Co. 10: 4). Jesus mostrou essa necessidade, quando libertou aquele jovem atormentado por um espírito gerador de epilepsia, que não obedeceu a autoridade de seus discípulos (Mt. 17: 14-15-16). Questionado por eles sobre o motivo de haverem fracassado, o Senhor explicou que aquela casta de demônios só poderia ser expulsa pela oração e jejum (Mt. 17: 21). Assim, ao considerar que oração e jejum é a forma de buscar maior consagração diante de Deus, podemos entender em muitos casos não estamos preparados para enfrentar certos tipos de inimigos. Mas isso não quer dizer que estamos inaptos para vencê-los, pois está escrito que em Jesus somos mais que vencedores (Rm. 8: 37). Portanto, quando lutamos e não vencemos, é porque a espada da batalha - no caso a Palavra de Deus em nosso coração – não está bem afiada, ou seja, não estamos consagrados suficientemente para alcançar a vitória.

       O versículo acima reproduzido relata a declaração do apóstolo Paulo mostrando a necessidade de se lutar contra principados do mal que, alocados nas regiões celestes, tentam nos impedir de chegar a Deus.  Isso nos faz entender a existência de inimigos mais fortes que só podem ser vencidos com maior grau de unção. Esse é o motivo pelo qual o cristão tem necessidade de prosperar na fé continuamente. Veja o exemplo do apóstolo Paulo:

      “ ... mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ” (Fp. 3: 13-14).  

       Em outras palavras, Paulo mostrou que a vitória do cristão só é possível quando se busca evoluir constantemente para alcançar maior santificação, através do aprendizado e prática da Palavra de Deus (Veja Hb. 12: 14).   

       Isso mostra que podemos alcançar a vitória, mesmo lutando contra potestades de alto poder maligno, que sorrateiramente tentam enganar, transmitindo sentimentos contrários à vontade de Deus. Porém, para isso é necessário evoluirmos a cada dia no conhecimento da Palavra do Senhor, conforme é de Sua vontade (Os. 6: 6).

       Amigo, acima de qualquer coisa esforça-te no sentido de conhecer e praticar a Palavra de Deus a cada dia mais. Não desista da luta. Busque maior consagração, fazendo o que Jesus ensinou aos seus discípulos, e certamente você verá resultados. O caminho para Deus é semelhante a uma escada de muitos degraus (Gn. 28: 12). Os degraus que subimos nos aproximam de Dele, e por isso o diabo faz tudo o que pode para nos deter. Portanto, em nenhuma hipótese aceite ser vencido. Lembra do que Jesus nos prometeu. Eis o texto: Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; ” (Jo. 11: 25). 
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração