Mensagem

NOSSA EXPECTATIVA

MSG 537 = 05/04/2017

       Quase sempre pedimos uma benção e ficamos na expectativa da resposta na forma em que pensamos ser o certo. Mas a visão do Senhor é infinitamente superior à nossa, e ele vê o presente e o futuro. Isso quer dizer que além de abençoar, a resposta pode ainda beneficiar novamente a nós mesmos ou a outras pessoas (Pv. 10: 22).  Devemos então levar em conta que os caminhos de Deus são mais altos que os nossos, e portanto, precisamos estar atentos para conferir todos os sinais que podem representar uma possível resposta da benção esperada (Is. 55: 9).

       Tomamos como exemplo bíblico a cura de Naamã, chefe do exército do rei da Síria, em que Deus usou o profeta Eliseu. Naamã era leproso, e soube que o profeta poderia curá-lo. Viajou com uma grande comitiva e muitos presentes, ao encontro de Eliseu, nas proximidades do rio Jordão. Sua expectativa era de ser atendido de maneira diferenciada, pois ele era um Oficial de prestígio como militar de grandes vitórias. Mas ao chegar lá, o profeta não lhe deu grande importância, e apenas mandou que ele fosse mergulhar no rio Jordão por sete vezes. Muito decepcionado Naamã reclamou, dizendo as seguintes palavras: 

       “ ... Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! ” (2 Re. 5: 11).    

       A expectativa de Naamã era natural, pois era dessa forma que se procedia naquela época. Mas diante de uma resposta completamente diferente, ele já estava decidido a voltar, sem fazer o que o profeta mandou, quando seu subordinado o aconselhou a obedecer ao profeta (2 Re. 5: 13). Ele aceitou, e a surpresa foi enorme. Ao findar o sétimo mergulho a lepra tinha sumido (2 Re. 5: 14). 

       Ficou claro então que o preço da cura de Naamã foi apenas assumir uma atitude de humildade e obediência, à ordem que, aliás, não era do profeta, mas de Deus. Essa cura, na forma acontecida, representa a linguagem do Senhor, mostrando que devemos obedecê-Lo sem questionar, ainda que não estejamos entendendo suas determinações. Ela deixou-nos a convicção de que muitas vezes, mesmo parecendo que somos importantes, os olhos de Deus nos veem diferente. Observem o que Jesus disse aos fariseus que zombavam dele por reprovar a avareza. Eis o texto:

      “...: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração, porque o que entre os homens é elevado perante Deus é abominação. ” (Lc. 16: 15).

       Essa e outras lições que a Bíblia nos apresenta, mostra que quando pedimos algo a Deus, devemos ser prudentes em nossa expectativa, e conferir qualquer coisa que venha a surgir e que pareça ser sinal da resposta (I Re. 18: 42 a 45).

       Muitas pessoas colocam suas expectativas em lideranças humanas, que quase sempre são enganosas. Isso tem levados muita gente à decepção depois de ver que suas esperanças foram frustradas. Mas o fato é que elas esperaram no homem e não em Deus. Veja o que diz a Palavra:

       “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! .” (Jr. 17: 5).  

       Deus não divide sua glória com ninguém (Is. 48: 11). Portanto, no momento em que deixamos a Palavra Dele para dar ouvidos à palavra humana, estamos caindo no mesmo tipo de erro que o homem caiu no princípio do mundo. Por isso, nossa expectativa deve ser a de que a resposta que Deus der é a melhor para nós (Jr. 29: 11-12). 

       Amigo, se você quer ver seus sonhos realizados, busque colocar sua expectativa inteiramente na soberana vontade Deus. Ele é o centro de todas as coisas, e não divide sua glória com ninguém (Is. 42: 8 e Jr. 17: 7).
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.