Mensagem

NOSSA CRUZ

MSG 525 = 11/01/2017

Deus nos chamou à existência para glorifica-Lo (Rm. 4: 17). Por isso só viverá eternamente aquele que cumprir a finalidade para a qual foi criado. Jesus revelou os dois maiores mandamentos que temos de cumprir para alcançar esse alvo. Eles consistem em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt. 22: 37-38-39). Entretanto, precisamos entender que o próximo, nesse caso, é aquele que usa de misericórdia para com nós, independente de religião ou qualquer outra afinidade (Lc. 10: 30 a 37). Observa-se que os dois mandamentos se baseiam no amor, sendo que o primeiro é praticado de forma vertical e o segundo em forma horizontal. Portanto, os caminhos que temos de desenvolver para alcançar a vida eterna simbolizam a cruz. Essa é a razão pela qual, ensinando as multidões e aos discípulos, Jesus declarou que cada um de seus seguidores devem carregar sua cruz, se quiser se salvar. Veja o texto:

      “E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. ” (Mc. 8: 34).   

       Jesus já fez sua parte, levando a cruz que estava determinada pelo Pai desde o princípio da criação. Ele despojou da glória, se fez homem na terra, e como filho de mulher feriu a cabeça da serpente (Gn. 3: 15). Isso significa que ele venceu a satanás, por ter passado pelo mundo sem pecar e sem ser enganado (Ap. 5: 4-5). Sua cruz foi esse desafio, já vencido. Ele abriu para nós o caminho da vida eterna, que estava fechado desde a queda de Adão (Gn. 3: 22-23). Mas continua determinado por Deus que o homem deve suar o seu rosto, para comer o seu pão, nesse caso, o pão espiritual (Gn. 3: 19 e Mt. 11: 12). Portanto, o seguidor de Cristo que quiser ser salvo tem de levar sua própria cruz. Devemos considerar que levar a cruz não é simplesmente transportar dois pedaços de madeira; mas é algo muito mais difícil. Para nós significa praticar os dois maiores mandamentos, onde a matéria principal é o amor visto pelo conceito da lei divina. O apóstolo Paulo o definiu. Veja o texto:

      “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. “ (I Co. 13: 4 a 7).    

       Esse é o perfil das atitudes de amor que o cristão precisa praticar, pois ele é a haste horizontal de nossa cruz (I Co. 13: 1-2-3). Quem não põe em prática esses princípios, não está levando a cruz como Jesus mandou. Eles não são fáceis de serem praticados, principalmente no mundo em que vivemos hoje. Mas com toda certeza venceremos, se nos fortalecermos no primeiro mandamento, que é amar a Deus sobre todas as coisas, e simboliza a haste horizontal de nossa cruz (Mc. 12: 29-30).

       Estamos atravessando um tempo onde as estratégias satânicas se mostram cada dia mais intensas. No aspecto aqui abordado todos podem perceber que o amor vai ficando cada vez mais escasso, ofuscado pelas orgias oferecidas pelo mundo. São as iguarias da mesa do diabo (Dn. 1: 8). Jesus previu que isso viria acontecer. Veja a transcrição do texto:

      “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. “ (Mt. 24: 10-11-12).   

       Veja que também aqui o Senhor advertiu sobre a ação dos falsos profetas, enganando o povo, e abrindo caminho para o ódio e o esfriamento do amor, que é o combustível principal para alcançar o alvo da salvação. Esse é o motivo pelo qual devemos conferir nas Escrituras a Palavra que recebemos, pedindo em nossas orações individuais que o Espírito Santo nos mostre ou confirme a verdade (I Jo. 2: 27).

       Amigo, seja corajoso e prudente, sabendo que essa é a vontade de Deus para com os seus escolhidos. Vigie e ore para que o Espírito de Deus te fortaleça, a fim de que você possa levar sua cruz como Jesus mandou. Eu dedico a você esse versículo: “À lei e ao testemunho! se o povo não falar segundo esta palavra, não lhes raiará a alva. “ (Is. 8: 20).       
 
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.