Mensagem

Luz x Trevas

MSG 277 = 1/2/2012

“...Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo nenhum andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida. ” (Jo. 8: 12). 

   
       Normalmente usamos o conceito de luz para identificar um espaço claro, onde nossos olhos podem definir com facilidade tudo o que nele se encontra. Por outro lado, chamamos de trevas a ausência dessas condições. Mas no mundo espiritual a luz representa a aproximação de Deus, podendo se tornar maior ou menor, de acordo com o que obedecemos de Sua vontade. Isso vem do princípio da criação, pois está escrito que a luz surgiu sobre as trevas em cumprimento da primeira Palavra pronunciada por Deus (Gn. 1: 2-3). Portanto, a falta conhecimento da Palavra de Deus indica que nosso espírito está em trevas, por ignorar a vontade do Criador. Em princípio parece não ter muita importância a maneira pela qual vivemos. Mas quando nos propomos a examinar as Escrituras, descobrimos a grande diferença existente entre o que serve a Deus e o que não serve (Ml. 3: 18). Devemos então considerar que todo o esforço do Senhor Jesus teve por objetivo mostrar a verdade às pessoas, a fim de que cada ser humano possa optar conscientemente pelo caminho que quer seguir, ou seja, se prefere permanecer nas trevas espirituais, ou buscar a luz da justiça divina.

       O versículo que acima reproduzimos é uma das muitas declarações do Senhor Jesus mostrando uma diferença fundamental que recai sobre todos aqueles que optam por viver segundo a luz. Ele deixa claro que quando buscamos a luz, entendendo como tal a plena vontade de Deus, conquistamos o direito de viver eternamente. Isso não acontece com quem deixa de fazer essa opção, pois nesse caso a pessoa permanece nas trevas, e seu espírito será condenado à segunda morte, isto é, morrerá do corpo físico e depois sofrerá ainda a morte do espírito.  Veja o texto:

      Mas quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, ... e a todos os mentirosos, sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. ” (Ap. 21: 8).  

       Ao se declarar como a luz do mundo, Jesus afirma, em outras palavras, que ele trouxe a plena revelação da vontade de Deus para que todos sejam salvos mediante o conhecimento e prática de seus ensinos. É bom lembrar que sua vinda ao mundo, para revelar os planos de Deus, era uma promessa do Senhor desde os tempos em que Moisés começou a receber os primeiros mandamentos (Veja Dt. 18: 17-18-19).  Assim, parece não haver dúvidas de que Jesus é realmente a luz que veio ao mundo para nos tirar das trevas espirituais. Veja o que profetizou Isaias a 750 a. C. Eis o texto:

      O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. ” (Is. 9: 2). 

       Observe que antes da primeira vinda de Jesus o mundo era tido por Deus como região da sombra da morte. Isso quer dizer que satanás, o príncipe das trevas, tinha plena autoridade sobre as pessoas, sem que ninguém pudesse obstá-lo (Veja Lc. 4: 6). Mas ele já foi vencido por Jesus, e julgado perdedor (Jo. 16: 10).

       Portanto, hoje todos têm o direito de optar pela  conquista da vida eterna, obedecendo os mandamentos de Jesus, ou simplesmente permanecer nas trevas espirituais, que leva primeiramente ao inferno (Lc. 16: 23), e no futuro à morte do espírito no lago de fogo com enxofre (Ap. 20: 15).  Amigo, Deus não obriga o ser humano a nada. Mas Ele mostra o caminho da verdade para que cada um decida sobre seu próprio destino.

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.