Mensagem

Luta Espiritual

MSG 109 = 04/02/2009

     Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”(Ef. 6: 11-12)

      A vida aqui é semelhante à trajetória de um caminho, em que saímos de um ponto e devemos atingir a outro. Existe uma distancia a ser percorrida, e no curso dela há obstáculos que devem ser vencidos. O ponto de partida e o tempo em que vamos permanecer nessa luta são determinados por Deus (Sl. 139:16). Entretanto, atingir o objetivo final, ficar no meio do trajeto, ou simplesmente não sair do ponto de partida, é uma decisão individual. Essa luta acontece no cenário espiritual de cada ser humano, e Deus como justo Juiz, recompensa a cada um, segundo o fruto de suas ações (Jr.17: 10).

      No estágio em que vivemos atualmente, o mundo espiritual apresenta um quadro onde milhões de pessoas terminaram seu tempo sem atingir o alvo, ou seja, morreram sem vencer pela fé os obstáculos. A posição em que cada uma dessas pessoas se encontra pode estar mais perto ou mais longe de Deus; mas todas elas serão chamadas um dia para prestar contas do que fizeram aqui(Ap. 20: 11-12-13).  Os que estão mais perto de Deus, numa altura muito longe daqui, certamente não nos incomodam, mesmo porque venceram boa parte do caminho, e levaram uma consciência quase perfeita da justiça divina. São eles quem vai festejar a segunda derrota do diabo, quando o arcanjo Miguel o vencer jogando-o para a terra (Ap. 12: 10). Mas aqueles que  não tiveram a coragem de lutar aqui, e ficaram no meio do caminho, portando um coração cheio de vingança, mágoas e ódios, formam  o exército maligno de satanás, e cairão juntamente com ele(Ap. 12: 9).

      Os versículos que transcrevemos acima visam  evitar que sejamos enganados e fiquemos no meio do caminho. A maioria de nós ainda conserva as atitudes que eram permitidas antes da  vinda de Jesus, quando era lícito diante de Deus considerar nossos adversários apenas na dimensão física(Ex. 21: 24). Entretanto, a partir dos ensinos de Jesus as coisas não devem ser mais assim(Mt. 5: 39). Aprendemos com ele a considerar que as adversidades têm raiz nas ações dos espíritos malignos. Aqueles que viveram aqui, não venceram pela fé os obstáculos, e obrigatoriamente se tornaram escravos do diabo. Eles são as potestades a que o apóstolo Paulo se refere no texto acima reproduzido. 

     Esse é o motivo pelo qual somos advertidos a não lutar contra as pessoas que nos agridem verbalmente, mas contra os espíritos “poderosos” que dominam sobre elas. É também certamente a razão que levou Jesus a determinar o seguinte mandamento:

      “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; ” (Mt. 5: 39).

      Aos olhos de muitas pessoas esse princípio cristão parece uma utopia. Mas ele nos leva a demonstrar profundo respeito pela justiça divina, pois no momento em que o colocamos em prática, estamos dizendo para Deus que O respeitamos (Veja Sl. 75: 7-8).

      Portanto, amigo, busque praticar os princípios apontados como armaduras de Deus (Ef. 6: 14 a 17), e certamente você será vitorioso na batalha que devemos travar contra as forças malignas que ainda habitam nas regiões celestes. Fazendo isto, você será um vencedor, e não ficará no meio do caminho (Ap. 3: 5).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.