Mensagem

Longe ou Perto?

MSG 089 = 10/09/2008

       

     Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus...”(Mc.12: 34).  


      Um escriba, intérprete da lei mosaica,  quis saber de Jesus qual o maior dos mandamentos na lei de Deus. Teve como resposta que era: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos(Mc. 12: 30-31). Como conhecedor da lei, ele declarou sua concordância, confirmando as palavras do Senhor ao mostrar que o amor a Deus é mais importante que todos os tipos de sacrifícios.

      O versículo que acima transcrevemos, foi a resposta de Jesus, à concordância do escriba. A afirmativa do Senhor mostra que nós caminhamos em direção ao reino de Deus, na medida em que buscamos conhecer  Seus mandamentos, e, portanto, podemos estar mais longe ou mais perto de chegar ao Criador, dependendo do que guardamos de Suas leis. 

      Esse diálogo demonstra que as diversas posições das pessoas, existentes hoje  no cenário daqueles que buscam a Deus, já existiam naquela época. Mostra que uns se dedicam mais e outros menos na busca dos caminhos de Deus, mesmo tendo recebido a Palavra em igualdade de condições. Foi o caso daquele mestre da lei  perante Jesus. Por sua atitude, demonstrou que era  dedicado na busca da verdade, e recebeu  aprovação.

      É importante não esquecermos de que a lei de Deus é perfeita, e não existe nada que passe despercebido. Veja o texto:

     Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.  Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” (Gl. 6:7-8).

      Como dono e Senhor de nossas vidas Deus retribui a cada um, segundo o fruto de nossas ações (Jr. 17: 9-10). Portanto, não devemos esquecer de que mesmo se estivermos desfrutando de uma vida farta de tudo o que sonhamos, é imperioso dedicar parte de nosso tempo na busca de conhecer as Escrituras e o poder de Deus. Isto porque, a morte não tem data marcada, e se não investimos na vida espiritual, corremos o risco de ser colhidos de surpresa, e lá se vai nosso deleite. O Senhor Jesus nos advertiu disso através de uma parábola, onde forma o quadro de um homem rico que teve a situação de sua vida totalmente invertida por ter descuidado de buscar a Deus enquanto tinha  oportunidade(Veja  Lc. 16: 19 a 26). 

      Mas as Escrituras mostram também a outra face da moeda, relatando sobre pessoas que se dedicaram a buscar a Deus, e foram tiradas do anonimato, enriqueceram, morreram fartos de dias, e são honrados até hoje por sua dedicação e fidelidade ao Criador. Foi o caso de Davi. Veja o que ele dizia para Deus: 

     Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl. 119: 11).  

     Portanto, amigo meu, é muito importante que venhamos lembrar a resposta de Jesus ao escriba, e, diante do que se tem vivido, fazer uma pergunta: ESTOU LONGE OU PERTO DO REINO DE DEUS? Se você fizer isso, sua consciência deverá mostrar a verdade. Entretanto, seja qual for a resposta dela, você ainda está nos caminhos da vida, e tem a oportunidade de ser salvo. Veja o que Jesus disse:

     Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (Jo. 6: 37). 

      Lembra que Jesus pagou por nossos pecados, e  garante nossa entrada no reino de Deus, bastando para tal que venhamos a reconhecer nossos erros e se arrepender deles(Veja Lc. 23: 39 a 43).

      Que o Senhor te abençoe e te guarde.