Mensagem

Livro de Deus

MSG 359 DE 14/8/2013

       

    “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro.” (Dn. 12: 1).   

             Existem pessoas que oram pedindo para Deus mudar a situação de nações com grande número de incrédulos, e passam a ideia de crerem na possibilidade de mudança dos destinos de um povo. Mas os caminhos da humanidade estão traçados, e nenhum dos planos do Senhor pode se frustrar (Dn. 9: 26 e Jó 42: 2). Por isso, devemos levar em conta que Deus promete o livramento de forma individual, e cada um deve decidir o seu próprio destino. Assim, nossa oração deve ser dirigida no sentido de que muitas pessoas se levantem para levar o evangelho a todas as nações (Mc. 16: 15 e Mt. 24: 14). Deus tem a memória dos atos de todas as pessoas como os assentamentos contidos num livro, e usa-a no momento de nosso julgamento. Mas só entra para a vida eterna aquelas que decidirem por obedecê-Lo, e através de suas obras tiveram seus nomes passados para o livro especial chamado livro da vida (Mt. 10: 20 e Ap. 20: 12).

 O versículo reproduzido acima relata algo do que está planejado para acontecer ainda no futuro. Ele se refere ao tempo da grande tribulação, quando o arcanjo Miguel irá se levantar a favor da Igreja, devido à intensa perseguição do povo anticristão (Ap. 12: 7-8-9). Jesus confirmou esse texto, afirmando que haverá uma angústia jamais vista desde a criação do mundo, e que o tempo de atuação do anticristo será abreviado por causa dos escolhidos (Mt. 24: 21-22). Isso deixa clara a importância da propagação do evangelho para que em todas as nações as pessoas tenham a oportunidade de decidir por optar pelos caminhos do Senhor, e ser incluídas no livro da vida (Mc. 16: 16).  O apóstolo Paulo, também por sua vez teve plena consciência dessa necessidade. Veja o que ele escreveu, falando a respeito da promessa de salvação contida em Joel 2: 32. Eis o texto:

        “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm. 10: 13-14-15).

        Ao atentarmos para o que consta das Escrituras, chegamos à conclusão de que, apesar de todos os esforços humanos, o mundo caminha para o cumprimento de tudo o que Jesus profetizou. Isso mostra que não estamos muito longe dos dias das grandes angústias (Mt. 24: 5 a 8). Assim, é importante que cada filho de Deus (Rm. 8: 14), venha a se esforçar para levar a santa Palavra ao mundo, através dos recursos disponíveis. Essa é a forma mais correta de cumprir o mandado do Senhor, levando pessoas que estão desviadas da verdade a aceitar Jesus e passar para o livro da vida (Ap. 20: 15).  Veja o que nos advertiu o apóstolo Tiago. Eis o texto:

       “… se algum de vós se desviar da verdade e algum outro o converter, sabei que aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados” (Tg. 5: 19-20).

        Amigo, através da evolução tecnológica Deus tem colocado meios eficazes em nossas mãos para a propagação do evangelho de forma simples e fácil. Mas muitos querem monopolizar a pregação da Palavra do Senhor para tirar proveito próprio (Mt. 24: 5). Não dê ouvidos a eles. Faz a sua parte, levando a Palavra da verdade da forma que você puder (2 Tm. 4: 2).

        Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.