Mensagem

Lembrar a Deus

MSG 156 = 13.10.2009

Procura lembrar-me; entremos em juízo juntamente; apresenta as tuas razões, para que te possa justificar. ”(Is. 43: 26).      

     Às vezes oramos por muito tempo buscando a resolução de um problema, e não recebemos resposta. A falsa impressão que temos é que Deus não ouviu a nossa oração. Mas o Senhor é onisciente, e sabe de tudo quanto pensamos, sentimos ou falamos. Por isso, se não fomos respondidos é porque existe alguma falha de nossa parte. Nossas falhas perante o Senhor sempre ocorrem por falta de conhecimento, ou seja, por não atentarmos corretamente para o sentido do que está relatado nas Escrituras. Jesus mostrou isso aos saduceus quando pediram explicação sobre normas de casamento, contidas na lei de Moisés(Ver Mt. 22: 29). 

      Devemos levar em conta que o inimigo demanda para nos impedir o entendimento correto da Palavra do Senhor. Ele sabe que Deus só nos atende quando O buscamos de todo o nosso coração.

     O versículo acima reproduzido mostra que quando lembramos a Deus de nossas angústias, e apresentamos nossas razões, Ele está disposto a nos justificar. Mas devemos considerar que, para  fazer isso, é necessário que tenhamos vivido com sinceridade de coração diante Dele. Veja esse exemplo: Através do profeta Isaías, Ezequias rei de Judá recebeu a notícia de que estava prestes a morrer. Tão logo se achou sozinho, Ezequias entrou em juízo com Deus e foi justificado. Mas observe como foi sua oração. Veja o texto:

     Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. ” (Is. 38: 2-3).

      Observe que Ezequias fez exatamente o que Deus nos autoriza no texto básico acima reproduzido, e foi respondido na hora(Is. 38: 4-5-6). Mas ele teve como se apresentar a Deus, porque em seu passado havia vivido corretamente de acordo com os mandamentos de sua época(Ver 2 Cr. 29: 2). Esse é um dos textos onde Deus mostrou que considera nossas razões, e nos responde de imediato quando dedicamos a obedecer a Sua Palavra de inteiro coração.

      Mas há também outros, mostrando que quando não adoramos a Deus em Espírito e verdade, nossas orações não são respondidas. Elias, homem fiel a Deus, desafiou um grupo de falsos profetas ligados a Acabe, rei de Israel. O motivo da demanda foi a adoração de maneira falsificada, a baal, considerado por eles como Deus. A proposta foi um desafio para ver qual a oração seria respondida, ou seja, se a dos profetas de baal, ou a de Elias. Apesar do esforço, não houve respostas aos profetas de baal(I Re. 18: 26). Mas na vez de Elias, homem observador da lei de Deus, a resposta foi imediata (I Re. 18: 36-37-38). 

     Deus manda que devemos lembrar a Ele de nossas angústias e expor nossas razões. Mas para sermos justificados é necessário que Ele veja em nós um passado de fidelidade. Se não tivermos andado diante Dele com inteireza de coração, certamente seremos vistos como profetas de baal. A resposta não virá.

      Portanto, amigo, dedique todo o tempo que puder em examinar as Escrituras, e busque satisfazer a vontade de Deus, ainda que os homens te desaprovem. Veja o texto:

    “e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12: 2).

      Se assim fizer, certamente você terá resposta imediata e será justificado quando for necessário entrar em juízo com Deus. 


      
      Que o Senhor te abençoe e te guarde.