Mensagem

Inteireza de Coração (3)

MSG 064 = 20/03/2008

        "Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; ... Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração” (2 Cr. 25: 1-2).


       Todos os registros bíblicos relatando sobre Israel nos tempos antigos, trazem nas primeiras linhas, as indicações de como seus reis se comportaram perante a vontade de Deus, contida nas Escrituras naquela época. Descrevendo sobre cada um, revelam se o rei fez o que era reto ou o que era mau aos olhos do Senhor, e o resultado prático decorrente de suas ações. Isto é uma demonstração de que as nossas atitudes sempre estiveram nuas e patentes aos olhos de Deus (Veja Hb. 4: 13).

       No caso do rei Amazias houve um detalhe diferente. Ele procurou cumprir a lei de Senhor, mas não o fez com sinceridade, ou seja, o desejo que predominava em seus sentimentos fugia aos mandamentos da lei de Deus. Apesar de ter reinado por um bom período de tempo, cometeu erros graves que o levaram a ser destruído. O fato de Amazias cumprir apenas uma parte da vontade de Deus representou uma fraqueza de seu coração.

       Esse tipo de fraqueza afeta milhões de pessoas nos dias atuais, tendo como causa os deleites do mundo que tornam cada vez mais atraentes, e se transformam em forças poderosas para desviar nossa atenção do poder salvador que há em Cristo (Veja Lc. 21: 34).

       Por isso, é necessário que atentemos para um importante detalhe da vida: Quanto maior for a benção que Deus nos concedeu para gozar dos deleites materiais, maior deve ser também a nossa fé para perseverar no cumprimento dos mandamentos da Palavra do Senhor. A dificuldade para os ricos darem frutos no exercício da fé, está exatamente na determinação de fazer ou não fazer isso (Veja Lc. 18: 18 a 27).

       É importante não esquecer a necessidade de manter a dedicação a Deus, em primeiro lugar, pois dela vêm as possibilidades de participar dos deleites do mundo. O equilíbrio entre esses dois lados da vida nos levará a viver bem aqui na terra, sem perder a oportunidade de salvação que Deus nos ofereceu. A chave da vitória está em nunca deixar o amor de Cristo afastar de nosso coração, por melhor que a atração do mundo pareça ser, já que Deus não se agrada de um coração dividido (Veja Dn. 3: 8).

       Quando obedecemos com inteireza de coração, todas as coisas que desejamos fluem naturalmente, ou seja, as bênçãos nos alcançam. Isso faz parte das promessas de Deus (Veja Dt. 28: 2). O rei Davi, como um homem segundo o coração de Deus (At. 13: 22), tinha agudo conhecimento dessa realidade. Veja o texto:

       “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. ” (Sl. 37: 3-4).

       Portanto, amigo, guarde bem a fé que Deus te deu, pois através dela você poderá realizar tudo que seu coração deseja. Não permita que nenhuma mágoa, ressentimento ou desejo de coisas materiais ilícitas, venham ofuscar a presença do Espírito de Deus em você.

       Em 2 Crônicas 25:3, vemos que foi a mágoa cultivada no coração que derrubou o rei Amazias. Entretanto, nós cristãos de hoje temos a revelação de que Deus vai julgar a todos (Veja Ap. 20: 11-12-13). Por isso, podemos confiar que Ele vai cobrar as atitudes daqueles que nos afrontaram. Lembra das Palavra de Jesus? Eis aí:

       “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. ” (Mt. 5: 6).

       Mantenha seu coração limpo, lindo e inteiro para Deus, e um dia na eternidade você vai lembrar dessas palavras.


              Que as bênçãos do Senhor possam te alcançar.