Mensagem

Iguarias da Mesa do Rei

MSG 444 DE 13/05/2015

   Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos. ” (Dn. 1: 8-9).

     
       Nenhum dos eventos relatados nas Escrituras Sagradas aconteceu por acaso. Os planos de Deus alcançam o futuro, e tudo está nu e patente diante de Seus olhos. Ele sabe do que vai acontecer a milhares de anos à frente de nosso tempo, e por isso podemos considerar muitos eventos ocorridos no passado como fonte de aprendizado para nossa vida espiritual hoje, tirando boas lições das atitudes daqueles que agradaram a Deus por terem sido fiéis cumpridores dos mandamentos do Senhor. O profeta Daniel foi um desses servos fiéis que Deus preparou para deixar um legado valioso sobre a maneira pela qual devemos tratar com Deus.

       Os versículos acima reproduzidos relatam sobre a firme atitude de Daniel em não se contaminar com certos tipos de comidas que eram oferecidas na mesa do rei da Babilônia. Sua situação era de escravo daquele reino, e, portanto não tinha plena liberdade para recusar uma ordem do rei. Mas Deus, vendo a sinceridade de Daniel em obedecê-lo, tocou no coração do chefe dos eunucos para atender seu pedido, mesmo arriscando a própria vida. Isso confirma que os olhos do Senhor dos Exércitos alcançam aqueles que Lhe são fiéis. Veja o texto:

      “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;...” (II Cr. 16: 9). 

          A lógica do mundo era Daniel achar que sua escolha para conviver no palácio do rei fosse um grande livramento. Imagine alguém que está incluído entre os escravos, e recebe uma ordem para passar a conviver no meio do luxo, da riqueza e glória do mundo. Às vistas humanas era motivo bastante para pular de alegria, e se sentir abençoado. Mas ele se preocupou primeiramente em obedecer aos mandamentos do Senhor seu Deus, e não se contaminar com certas coisas abomináveis que o mundo oferece. Isso levou os olhos de Deus a alcança-lo, e lhe dar sucesso total diante do império babilônico.

       Espiritualmente, nos dias atuais muitos cristãos se envolvem com as iguarias da mesa do rei, e as consideram como bênçãos, porque não procuram examinar se aquilo que lhe é oferecido vem de Deus ou se é um engano do diabo. Isso acontece porque as pessoas são infiéis aos mandamentos que receberam do Senhor. O diabo oferece vários deleites do mundo para enganar aqueles que têm um compromisso com o Senhor. Falando sobre os dias da grande tribulação, Jesus nos advertiu sobre esse tipo de cilada. Veja o texto:


      “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lc. 21: 34).

          Jesus vai conferir o coração de cada um, descartar os infiéis, e dar posse do reino espiritual dessa terra aos fiéis (Mt. 25: 34). Mas com certeza aqueles que, mesmo conhecendo a santa Palavra, se deixam enganar, não serão aceitos por ele (Mt. 7: 22-23). Evidentemente o julgamento do Senhor ainda está no futuro e não acontecerá em nossos dias. Mas nosso dever é passar para as gerações vindouras aquilo que Deus nos tem revelado. O Senhor ordenou isso ao povo de Israel no tempo dos primeiros mandamentos (Dt. 6: 6 a 9). Certamente, aqueles que morrem em Cristo hoje haverão de contemplar, em vida espiritual, os frutos de sua fidelidade na vida de seus descendentes (Sl. 91: 8).

       
       Amigo, não se deixe enganar pelas ofertas do diabo que vêm em forma deleites e ferem o evangelho de Jesus. Eles representam as iguarias da mesa do rei do inferno, e são colocados de forma quase imperceptíveis no coração daqueles que não levam a sério a Palavra do Senhor. Seja íntegro e reto para com Deus, porque mesmo você não o vendo, os Seus olhos esquadrinham os nossos pensamentos para dar a cada um segundo as suas obras (Jr. 17: 10).

       
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.