Mensagem

A IGREJA DE JESUS

MSG 539 = 19/04/2017

     Há uma perfeita distinção entre a igreja que existia antes de Jesus, e a igreja cristã edificada depois dele. O que caracterizou a maior diferença entre uma e outra foi a substituição do sacrifício de animais, pelo maior de todos os sacrifícios já ocorridos na face da terra, qual seja a entrega do próprio Filho de Deus, para ser sacrificado pelos nossos pecados. Essa é a razão pela qual o verdadeiro cristão deve obedecer rigorosamente ao que está determinado no evangelho de Jesus, mesmo porque, a partir dele surgiu a nova aliança que nos leva à plena salvação. O texto abaixo relata as Palavras do Senhor sobre a edificação de sua igreja. Veja a revelação dada ao apóstolo Pedro: 

            “Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.  Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. “ (Mt. 16: 17-18).     

       Jesus havia perguntado aos discípulos quem o povo dizia ele ser. A maioria dos discípulos se arriscou a dizer que ele era alguns dos profetas que já haviam morrido. Mas Pedro respondeu que ele era o Cristo Filho do Deus vivo (Mt. 16: 13 a 16). Essa resposta provocou a declaração de Jesus contida no texto que acima transcrevemos. Ele deixa claro que a vontade de Deus é revelada em nosso coração, e não assimilada pelo ensino humano. Mostra também que a partir dali uma nova igreja seria edificada, não sobre construções luxuosas, mas sobre as bases da fé que viria a brotar no coração de cada pessoa chamada por Deus, para ouvir o evangelho da salvação (Jo. 6: 44 e Rm. 10: 17).  

      Portanto, a igreja de Jesus tem um caráter profundamente espiritual, e não está restrita a placas ou denominações com opiniões divergentes. O coração de cada cristão é o templo do Senhor na pessoa do Espírito Santo, e representa a carta de Cristo que será lida no momento de nossa prestação de contas, seja na hora da morte, seja na vinda do Senhor (Ml. 3: 1; I Co. 6: 19 e II Co. 3: 3). Para evitar que sejamos enganados, Jesus deixou uma advertência muito séria no tocante à identificação real de sua igreja. Veja o texto:

      “Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.  Vede que vo-lo tenho predito. “ (Mt. 24: 23-24-25).   

       Isto quer dizer que somos facilmente enganados se não tivermos a consciência exata das raízes, em cima das quais foi edificada a igreja do Senhor. Nos dias atuais  a grande maioria das pessoas se apegam às diferentes denominações, desprezando detalhes essenciais da Palavra de Deus com respeito à importância do ministério de Jesus, para dar ouvidos ensinamentos duvidosos. Isso nos leva a acreditar que milhões de pessoas devem estar sendo surpreendidas quando morrem e descobrem que enganosamente não andavam na verdade.   

       Com toda a certeza aquelas que hoje morrem nessa situação, vão ter de amargar o inferno até o dia do Juízo Final. O motivo desse triste acontecimento vem da imprudência de não ter obedecido as advertências de Jesus, e também de terem ficado com medo de desagradar suas lideranças humanas.  Devemos então entender que as pessoas corajosas e prudentes são as que têm as maiores possibilidades de vencer a batalha da vida. Deus mostrou isso quando escolheu os trezentos de Gideão para vencer a guerra contra os midianitas (Jz. 7: 5-6-7).

       Portanto, aquele que almeja ser vencedor, deve ser prudente e buscar nas Escrituras a verdade que vem pela revelação do Espírito Santo. Veja o texto:

      “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. “ (I Jo. 2: 27).  

       Os cristãos tímidos não aplicam esse ensinamento do apóstolo João, porque na prática da vida eles têm medo de seus líderes. Mas todos os que assim procedem correm o risco de morrer sem salvação, pois não são reconhecidos por Jesus (Mt. 7: 23).

       Amigo, a igreja que vai encontrar com o Senhor, é aquela que foi edificada sobre a pedra da fé no coração das pessoas, e obedeceu ao que Deus ordenou, mesmo porque a Lei e os profetas só vieram até João. Veja o texto: “ A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. “ (Lc. 16: 16). Esse texto deixa claro que o evangelho do reino substituiu todas as ordenanças da Lei de Moisés.  

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.