Mensagem

Heresias

MSG 410 DE 12-8-2014

         “Mas houve também entre o povo Falsos profetas, como entre vós haverá ainda falsos mestres, os quais introduzirão heresias destruidoras, negando até ao Senhor que os comprou, trazendo sobre si repentina destruição. ” (2 Pe. 2: 1).    

 

       Muitas coisas que foram preditas no passado estão se cumprindo em nosso tempo. Por isso, a fiel interpretação das Escrituras é um ponto importante que devemos observar nogrupo cristão a que pertencemos. Identificar o falso mestre ou enganador nem sempre é muito fácil, pelo fato de estarmos embaixo de suas influencias.  Isso nos torna tendente a obedecer a suas ideias, pela amizade ou pelo respeito que dedicamos a eles. No entanto, devemos lembrar que Jesus pagou um alto preço para termos acesso ao reino de Deus, sem intermediários (Jo. 16: 13). Isso quer dizer que a forma mais importante de recebermos o ensino da Palavra é a inspiração trazida pelo Espírito Santo em nosso coração (Ver em I Jo. 2: 27).

       O texto acima reproduzido relata a advertência do apóstolo Pedro sobre o que viria acontecer com o evangelho antes da volta de Jesus. Não precisa ser muito sábio para perceber que estamos vivendo a situação nele profetizada. Os falsos mestres estão em toda a parte, e milhões de cristãos estão sob seus domínios porque mesmo se sentindo enganados, têm medo de assumir a verdade. Na maioria das vezes esses cristãos não têm coragem para abandoná-los e procurar os verdadeiros e fiéis servos do Senhor, a fim de serem corretamente orientados. Por isso acabam confiando no homem e negligenciando a verdade inspirada pelo Espírito Santo, deixando de considerar que Deus prefere os simples para revelar a Sua Palavra (Mt. 11: 25-26). Aqueles que assim o fazem correm o sério risco de entrar em maldição ao invés de ser abençoados. Veja o que Deus disse. Eis o texto:

      “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jr. 17: 5).

A heresia destruidora a  que Pedro se referiu é o desvio da verdade universal trazida por Jesus (Jo. 14: 6). Portanto, nos tornamos participantes dela quando admitimos como verdade qualquer conceito que anule as afirmações do Senhor, mostradas claramente na Bíblia.

       O Espírito Santo tem nos levado a mostrar uma das maiores heresias enraizada no conceito popular a alguns séculos. É a que diz respeito à origem do diabo. Baseados numa interpretação polêmica e sem um sólido respaldo bíblico, tem sido ensinado a milhões de pessoas que o inimigo de nossas almas vem de um anjo que se rebelou contra Deus, e por isso foi jogado dos céus para a terra. Essa afirmação se baseia nos textos contidos em Ezequiel 28 e Isaias 14, que, se bem analisados, mostram claramente que nada têm a ver com a origem satânica. Entretanto, quando a consideramos sob esse foco, somos levados a negar a revelação de Jesus que aponta satanás como oriundo da antiga serpente. Veja os textos:

       E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, … sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. … Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;” (Ap. 12: 9 e 20: 1-2).

         Esses textos do apocalipse dizem respeito a fatos que constam do plano de Deus, mas ainda não aconteceram. Entretanto, eles fazem uma clara referência à origem do diabo, mostrando-o como o espírito da serpente que enganou Eva e Adão no tempo do jardim do Éden. Por isso, correm o sério risco de estar alimentando uma grande heresia, aqueles que, negando as revelações de Jesus, pregam a origem do diabo como um anjo rebelde que caiu do céu, ignorando as revelações do apocalipse.

       Amigo, cuidado com as heresias. Busque conferir o que você houve com o que consta das Sagradas Escrituras, certo de que, tomando essa atitude, o Espírito Santo te conduzirá na direção da verdade.

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.