Mensagem

Herança espiritual

MSG 302 = 8/8/2012

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; .... Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ” (Gn. 1: 26-27).

      Por ter sido concebido à imagem e semelhança de Deus, o homem herdou a capacidade criativa para trazer à existência o que não existe. Porém, na medida em que acumula pecados, essa capacidade vai sendo obstruída, mas a herança de Deus não deixa de existir. Ela se conserva em estado inativo em seu espírito. É exatamente para resgatar essa herança, que Deus planejou nossa salvação. Respeitando o livre arbítrio de cada um, Ele pôs importantes recursos ao nosso dispor, para que retornemos aos Seus caminhos. Entre esses, o mais sublime é o perdão, visto como um ato difícil de praticar. O perdão lembra nossa semelhança com o Criador, já que Deus tem nos perdoado ao longo dos tempos, e se propõe a pagar as nossas transgressões, limpando nosso espírito das sujeiras provocadas pelo inimigo (Is. 43: 25).

      Entretanto, é bom lembrar que só conseguimos ser perdoados quando reconhecemos nossos erros e nos arrependemos deles, declarando perante o Senhor que erramos para com Ele.  Observe que se Deus não tivesse criado o homem como Seu herdeiro, não haveria motivos para nos oferecer o caminho de retorno à Sua presença. Nesse caso, o ser humano findaria sua existência aqui na terra mesmo. Porém, pelo fato de termos o direito de decidir, estamos sujeitos ao risco do ser abençoados ou amaldiçoados, dependendo do caráter de nossas ações (Jr. 17: 10).

      Por sermos semelhantes a Deus, nossos filhos também já nascem trazendo a herança do caráter de nosso espírito, e irão produzir bem ou mal, de acordo com o que herdaram de nós. Até mesmo poderão pagar pelos pecados de seus pais, dependendo da gravidade do erro que eles tenham cometido. Veja a afirmativa de Deus nesse sentido:

     “...porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”(Ex. 20: 5).

      Nossos pecados são cobrados de acordo com a gravidade de cada um deles. Portanto, a duração do tempo de  sofrimentos que eles provocam, depende do grau da ofensa praticada. Essa é a razão pela qual muitas vezes um pai morre e o filho herda sua dívida para com Deus. Isso é a raiz de muitos males que sofremos, sem saber por que eles estão vindo sobre nós.

      Milhares de pessoas são afetadas pela herança de pecados que pode perdurar por muitas gerações, levando-as a se  perder num labirinto aparentemente sem saída. Dependendo do grau de parentesco de quem cometeu o pecado, o descendente não tem a menor ideia dos motivos pelos quais está sofrendo.   

      Mas as Escrituras mostram que há um caminho para se libertar da maldição hereditária, mesmo porque o interesse primordial de Deus é que todo o homem seja salvo (Ez. 33: 11). Por isso, é perfeitamente possível quebrar a maldição hereditária.  Veja o texto:

     “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Sendo, pois, o homem justo e fazendo juízo e justiça,...  Andando nos meus estatutos, guardando os meus juízos e procedendo retamente, o tal justo, certamente, viverá, diz o SENHOR Deus.”(Ez. 18: 4-5-9).  

      Amigo, proceder retamente de acordo com o que manda os juízos de Deus, é a chave de nossa vitória, ainda que tenhamos herdado maldições de nossos ancestrais. Entretanto, não basta que a pessoa se considere cristã para ser isenta da maldição hereditária. É preciso antes de tudo que ela seja praticante dos princípios estabelecidos no evangelho, pois a justiça de Deus é perfeita. Da mesma forma que herdamos o mal quando nossos pais pecam, podemos também herdar as bênçãos daqueles que são fiéis.  Eis o texto:

     “...  o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;” (Dt. 7: 9).

      
      
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.