Mensagem

HERANÇA ESPIRITUAL

MSG 942 = 11/10/2023

       Entre todas as nossas atitudes que desagradam a Deus, a mais grave é a desobediência. Ela é considerada como rebelião, e pecado de feitiçaria (1 Sm. 15: 23). Cada vez que desobedecemos aos mandamentos do Senhor, procedendo diferente daquilo que foi determinado, estamos rebelando contra Ele, e trazendo à tona a mesma postura de Adão, que provocou a ativação do mal no mundo. Para evitar isso, o Senhor revelou Sua soberana vontade através da Escritura, e aqueles que o temem se guiam por ela, fazendo conforme o Senhor mandou a Josué (Js. 1: 8). Entretanto, muitos não atentam para isso, fazem o que o mundo manda, pensando que vão ficar impunes. Esses enganam a si mesmos, e mais hoje o mais amanhã pagam penosamente por suas rebeldias, já que Deus é onisciente de tudo que nós fazemos, e tem um memorial sobre a conduta de cada um de nós (Ml. 3: 16). Mas uma das atitudes que provoca os pecados mais danosos, é a que está prevista no segundo mandamento que Deus deu a Moisés. Veja o texto:
       “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, ... Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. (Ex. 20: 1-5-6). 
       Esse mandamento tem sido descumprido pelos cristãos a centenas de anos, e isso tem provocado herança maldita em várias gerações de uma mesma família, sem que as vitimas saibam a causa de seus sofrimentos. O fato é que nós deixamos de cumprir aquilo que Deus recomendou, mas o Senhor não esquece de cobrar o que Ele prometeu; como também não esquece de abençoar as gerações dos obedientes que o agradam (Ex. 20: 6). No momento em que somos gerados, nossa raiz espiritual positiva ou negativa é considerada aos olhos de Deus (Sl. 51: 5). Por isso, muitas vezes estamos sendo cobrados espiritualmente por dívidas de pecados que jamais imaginávamos estar devendo. Jesus advertiu para nos precaver contra a geração de pecados, que, uma vez julgados pela justiça divina, são entregues aos cobradores espirituais, e vão pesar sobre nós e nossas gerações. Veja o texto:
       “ ... se trouxeres a tua oferta ... e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali ... a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão ... enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz ... ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.” (Mt. 5: 23 a 26).
       Muitos já conhecem esse tipo de pecado, mas são ensinados a crer que passam a ser nova criatura quando se convertem, e se livram deles. Mas não é bem assim. Eles são gerados por desobediência aos mandamentos principais que devemos obedecer, e permanecem mesmo depois de nossa conversão. Cremos que a única atitude capaz de os demover, é a liberação de perdão aos nossos devedores. Daí a importância de perdoar e ser perdoado (Lc. 6: 35).
       Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                       Natanael de Souza