Mensagem

Guiados na Verdade

MSG 382 DE 28/1/2014

          Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (Jo. 16: 13).  

       O homem foi criado para ter livre comunhão com Deus, mas perdeu esse privilégio e se tornou cego do espírito quando contraiu a natureza do pecado, por deixar de dar ouvidos à Palavra do Senhor (Gn. 3: 23).  Portanto, somos incapazes de perceber os fatos que ocorrem no mundo espiritual. Esse tipo de cegueira vem com nós desde o ventre de nossa mãe (Sl. 51: 5), e é a razão pela qual precisamos de ajuda para andar na luz da verdade, evitando entrar por caminhos enganosos que têm origem num mundo onde nada enxergamos.

     O versículo acima diz respeito a afirmação de Jesus sobre a promessa de   derramamento do Espírito Santo, para guiar as pessoas que foram chamados à salvação. Ele é o Espirito do próprio Deus (Joel 2: 28), e nos dias atuais está sobre a terra para nos guiar na verdade (At. 2: 1 a 4). Sem ele, certamente acabamos enganados, pois nada percebemos do mundo espiritual. As Escrituras testificam grandes exemplos da direção do Espírito Santo na vida daqueles que foram fiéis a  Palavra de Jesus. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.  E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade.” (At. 16: 6-7-8).

       Esse texto mostra que Paulo obedecia rigidamente a orientação do Espírito Santo, e essa é a maneira pela qual todo o cristão fiel deve proceder para evitar que venha a ser enganado.

       Nos dias atuais muitos acham que o fato de terem sido alcançados pelo Espírito Santo e passado a crer na Palavra de Deus, já é o suficiente para vencer os obstáculos que surgem no caminho da salvação. Mas os que assim pensam já estão no engano, pois num primeiro momento o Espírito de Deus apenas nos convence do pecado, da justiça divina e do juízo que o Senhor executa sobre nós (Jo. 16: 8). Essa primeira abordagem indica apenas que Ele mudou o senso de julgamento de nosso espírito, habilitando-nos a entender os fundamentos da Palavra de Deus. Entretanto, continuamos cegos em relação ao mundo espiritual, de onde vem o enganador. Assim, apesar de convertidos, dependemos do Espírito de Deus para tomar decisões acertadas, e não ser levados a entrar por caminhos enganosos, que acabam comprometendo a graça recebida.

       Devemos levar em conta que Deus só está com nós quando O buscamos. Quando deixamos de buscá-Lo acabamos tomando decisões erradas (2 Cr. 15: 2). Por isso, uma vez convertidos, devemos continuar buscando o Espírito Santo, já que por nós mesmos, ou pela sabedoria humana não temos condições de discernir os perigos que tem origem no mundo espiritual, oculto à nossa capacidade de percepção (I Pe. 5: 8).

      
       Nos dias em que vivemos muitos não valorizam a busca sistemática do Espírito Santo, se arriscando a confiar apenas na capacidade humana para viver na prática do evangelho. Alguns até menosprezam aqueles que O buscam. Mas devemos entender que nem sempre damos conta de que estamos procedendo de maneira errada perante os olhos do Todo-Poderoso. Veja a Palavra do Senhor através do profeta Jeremias. Eis o texto:

      Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr. 29: 13)
.

       Amigo, quem quer ser guiado na verdade deve buscar o Senhor de todo o coração, e não confiar no próprio entendimento (Pv. 3: 5). Com certeza, aquele que faz isso, vê os frutos da Palavra de Deus com abundancia em sua vida, pois foi com esse objetivo que Jesus pagou por nós (Jo. 10: 10).  Portanto, seja prudente e lute pelo avivamento da unção de Deus, pois é ela quem te leva a ser a luz do mundo e o sal da terra (Mt. 5: 13-14).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.