Mensagem

Garimpando

MSG 367 de 16-10-2013

      “… se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,  se … como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. ” (Pv. 2: 3 a 6).    

 Na época em que vivemos, o conhecimento humano tem prosperado de maneira fantástica, contribuindo para proporcionar conforto e facilidades que jamais existiram na face da terra. Isso não vem apenas do mérito humano. Acima de tudo está a permissão da providência divina apontando para dias melhores e um mundo muito mais adiantado, conforme profetizou Isaias a quase três mil anos atrás (Is. 65: 17-18-19). Mas, quando focamos nas Escrituras Sagradas, as coisas são diferentes. Elas mostram que o plano de Deus, definindo os caminhos da raça humana, não tem mudanças nem sombra de variação (Tg. 1: 17). Tudo está escrito e determinado desde o princípio do mundo (Mt. 25: 34). Por isso, devemos procurar entender a Palavra do Senhor através do que Ele orienta, e não nos deixar levar por doutrinas humanas.

        Os versículos acima reproduzidos ensinam a maneira pela qual precisamos proceder para buscar o conhecimento da vontade de Deus, a fim de que não venhamos a ser enganados. Eles advertem de que para entendê-la corretamente é necessário buscar seu verdadeiro sentido, como se estivéssemos procurando um tesouro enterrado. Isso indica que é importante atentar para os mínimos detalhes do que nela está escrito, para que nenhum deles passe despercebido.

        Dessa forma, não é a leitura de longos trechos vai nos fazer entender a vontade de Deus; mas a investigação profunda daquilo que, muitas vezes, está quase imperceptível ao nosso entendimento. A evolução do mundo tende a sufocar a Palavra de Deus, mesmo quando acontece de forma positiva dentro da previsão de melhores dias para o ser humano. Essa é a razão pela qual a santa Palavra se tornou realmente semelhante a um tesouro escondido, em que precisamos cavar mais fundo para encontrar o melhor veio do metal precioso.  Assim, a melhor maneira de encontrar o verdadeiro sentido de um texto no livro sagrado, é pedir a Deus para nos ensinar, mesmo porque isso é uma promessa. Veja o texto:

      “Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos.” (Is. 54: 13).

       Quando concentramos esforços de acordo com o que mandam as Escrituras, a inspiração de Deus vem nosso coração, e indica o rumo certo para entender plenamente a vontade do Senhor (I Jo. 2: 27). Assim, os intermediários que nos dão assistência devem ensinar apenas as regras que precisamos seguir para perceber a verdadeira vontade de Deus. Em nosso tempo a promessa de derramamento do Espírito Santo já foi cumprida, e todo aquele que clama pelo nome do Senhor recebe a unção de Deus e a  esperança de salvação (At. 2: 21).

       Amigo, não se engane com as aparências. Procure o conhecimento de Deus conforme está nas Escrituras, e não se impressione com os paramentos religiosos. Na verdade, a busca da Palavra do Senhor é como cavar ouro no garimpo. Se você ficar só na superfície até pode encontrar alguma coisa; mas se quiser achar muito ouro, tem de cavar mais fundo. Portanto, busque o Senhor de todo o seu coração (Jr. 29: 13).  Procure garimpar o ouro que nenhum ladrão pode roubar. Veja a Palavra de Jesus:

      “… ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não penetram nem roubam;  porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mt. 6: 20-21).

       Que o Senhor nosso Deus te abençoe e te guarde.