Mensagem

Fundamentos da Fé

MSG 285 = 28/3/2012

   Contudo se alguém edifica sobre o fundamento um edifício de ouro, de prata, de pedras preciosas, de madeira, de feno, de palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque ele é revelado em fogo; e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará.” (I Co. 3: 12-13).   

       As Escrituras Sagradas comparam os caminhos que devemos percorrer para chegar a Deus, com as coisas simples da vida. Essas comparações enfocam modelos exatos, mostrando a maneira pela qual devemos proceder para vencer as barreiras que podem nos impedir de chegar a Cristo. Portanto, todas as pessoas podem entender os propósitos de Deus contidos na santa Palavra, mesmo porque é a unção do Espírito Santo  quem nos ensina todas as coisas (I Jo. 2: 27). A Bíblia mostra que Deus dá um potencial de entendimento a cada pessoa que se converte. (Mt. 22: 15). 

       Nos versículos acima reproduzidos o apóstolo Paulo - se considerando como prudente construtor no fundamento do evangelho de Jesus - adverte que compete a cada pregador observar como vai edificar a fé no coração dos cristãos. Comparando a edificação da fé às obras de maior ou menor resistência, ele prevê que todos haverão de passar por um mesmo tipo de prova, independente da consistência de sua estrutura.  Isso quer dizer que a fé fundamentada em bases fracas é um fator determinante para impedir a salvação. O texto demonstra ainda que no tempo considerado como os últimos dias, a fé vai se tornar uma necessidade fundamental para vencer as tribulações pelas quais muitos cristãos deverão passar antes do arrebatamento.  Por essa razão, não devemos alimentar a esperança de arrebatamento da igreja sem passar pela grande tribulação. Jesus prometeu guardar o cristão fiel, mas não indicou que os arrebataria antes das provas que advirão nos últimos dias. Veja o texto:

      Visto que guardaste a palavra da minha paciência, eu também te guardarei na hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para provar os que habitam na terra. ” (Ap. 3: 10).  

  
       Essa promessa do Senhor condiz com a declaração de Davi, mostrando que cairão mil ao nosso lado e dez mil à nossa direita, e nós não seremos atingidos, se fizermos de Deus o nosso refúgio (Sl. 91: 7). Podemos então crer com segurança que somente a fé fundamentada em bases sólidas e verdadeiras nos leva a vencer as provas fogo que vão surgindo em nossa vida. Portanto,  o cristão mal alicerçado na fé é semelhante a um edifício construído de palha, feno ou madeira, e certamente não resistirá passar por provas nem agora nem no porvir. Muitos cristãos de hoje permitem que seus corações sejam edificados em bases fracas, ou falsas e estão semelhantes à uma construção de feno ou palha. Se não acordarem a tempo, correm o risco de não serem reconhecidos por Jesus (Mt. 7: 22-23).

       Portanto amigo, busque o poder do Espírito Santo, independente dos ensinamentos que você tem recebido, pois é Ele quem nos guia no caminho da verdade. Isso o levará a formar sua fé como se estivesse construindo um edifício de ouro e pedras preciosas em seu coração, permitindo resistir às provas de fogo em qualquer tempo. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. ” (Jo. 16: 13).

           Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.