Mensagem

Fortalecer em Deus

MSG 022 = 31/5/2007

          “.... sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;.”(Ef. 6:10-11)

          À primeira vista parece meio estranho o termo usado nesse texto, advertindo para fortalecermos em Deus. Mas quando buscamos a verdade de maneira mais profunda, encontramos plena justificativa para essa advertência do apóstolo Paulo. Fomos acostumados a ligar o conceito de “fortalecer” apenas o nosso corpo físico, e quase sempre não preocupamos com a parte espiritual. Mas as Escrituras ensinam que somos um composto de espírito, corpo e alma. Veja o texto:

          “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.(I Ts. 5:23).

          Por isso, cuidando apenas do corpo, estamos deixando enfraquecida a parte mais importante de nosso ser, que é o espírito. É ele quem sustenta a permanência da vida em nosso corpo. Sabiamente o Senhor Jesus ensinou: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”(Mt. 4:4).

          Impomos respeito diante dos inimigos visíveis quando apresentamos um corpo forte, evitando muitas vezes que eles nos agridem ou nos roubem. Quando sabemos bem manejar as forças de que dispomos, passamos a andar mais seguros, pois temos a certeza de que, se o inimigo aparecer, podemos botar ele para correr. Por outro lado, se o inimigo nos vê como uma fortaleza, pensa duas vezes em atacar.

          A mesma coisa acontece no lado espiritual. Se estivermos fortalecidos na força e no poder de Deus, o inimigo invisível, que anda a serviço do diabo, matando, roubando e destruindo (Veja Jo. 10:10), não vai ter condições de atingir nossa vida. No mundo invisível, os escravos satânicos conhecem quem está, espiritualmente, fraco ou forte. Veja o texto que transcrevemos a seguir:

          “alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote.Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.”(At. 19:13 a 16).

          Esses acontecimentos ocorridos com os primeiros cristãos são ensinamentos verdadeiros para nós hoje. Quando os malfeitores espirituais nos encontram enfraquecidos, eles atacam trazendo enfermidades, prejuízos, falência financeira e todos os tipos de destruição. Mas eles são obrigados a respeitar se verem em nós a unção de Deus. Observem que eles não conseguiam fazer com o apóstolo Paulo, o mesmo que fizeram com os filhos do sacerdote Ceva. Por isso as armaduras de Deus (Ef. 6:11) são extremamente necessárias na vida de cada um de nós. Quais são elas? Examine no livro de Efésios 6:14-15-16-17-18.

           Que o Senhor te abençoe a cada dia mais